Mais de 500 profissionais de Educação Física trocaram experiências em Leiria

A 12.ª edição do Congresso Nacional de Educação Física (CNEF) decorreu este fim de semana, em Leiria, Cidade Europeia do Desporto. O evento, que teve como tema “Educação Física, treino e atividade física em crianças e jovens – Tempo de Qualidade”, reuniu cerca de 500 profissionais do setor.

O evento desenrolou-se em múltiplos espaços da cidade, como o Teatro José Lúcio da Silva e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, e contou com a presença de Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) e de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria.

O ponto alto do congresso foi a conferência “Atividade Física e Literacia Física: a importância de práticas de qualidade no desenvolvimento integral de crianças e jovens”, com dois especialistas mundiais na área: Dean Dudley, Professor Associado da Macquarie School of Education at Macquarie University, na Austrália, e o leiriense Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana.

No final da intervenção, Carlos Neto foi homenageado pelo CANPEF (Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto) e pela SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física) pelo contributo na área da Educação Física e Desporto para crianças e jovens.

“É absolutamente indispensável que, de uma forma regular e sistemática, nos possamos encontrar. Um congresso nacional sobre Educação Física é uma oportunidade fantástica de promover esse encontro, trocar de experiências, interrogarem-se sobre o estado atual do setor e encontrar soluções para os problemas. É bom que os profissionais de Educação Física e Desporto possam ser um dos melhores remédios para promover uma saúde pública que é muito necessária a curto/médio prazo”, sublinhou Carlos Neto.

Também Gonçalo Lopes enalteceu a importância deste evento. “Nos últimos anos, o desporto tem-se afirmado como uma das áreas que melhor projeta a imagem de Portugal, pelos sucessos alcançados internamente, mas sobretudo, fora de portas. Para este sucesso, é fundamental a dimensão da Educação Física, sem a qual nenhuma estratégia de desenvolvimento de campeões e talentos do desporto e da vida, pode ser bem-sucedida.”

“Estes profissionais têm um papel central para modelar a nossa sociedade ao nível da saúde física e impacto na economia, no sentido de termos pessoas mais ativas, saudáveis e felizes”, entende Vítor Pataco.

O CNEF foi organizado, como habitualmente, em conjunto pelo CNAPEF e pela SPEF, contando, este ano, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria – Cidade Europeia do Desporto 2022 e da APEFIL (Associação de Profissionais de Educação Física do Distrito de Leiria), bem como do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) e o patrocínio da loja Decathlon Leiria.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário