É já nos próximos dias 1 e 2 de julho que o Campeonato de Portugal de Drift ruma até Leiria para a quarta ronda da competição organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
A exemplo do ano passado, a prova vai disputar-se num traçado desenhado no parque de estacionamento do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, mas este ano, além do peão, com acesso livre, a organização providenciou bancadas pagas e com reserva online.
O evento, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Associação Leiria Meeting, tem tido uma forte adesão do público. No ano passado, 12 mil pessoas assistiram à prova, sendo expectável que esse número seja batido na edição deste ano.
As melhorias relativamente a 2022 passam pela inclusão de um ecrã gigante e mais espaço para o paddock.
“Já há mais de 50 inscritos, o que é um recorde. No ano passado Leiria foi considerada a melhor prova do campeonato e o pessoal está a fazer um esforço para participar”, explica Luís Mendes, da Associação Leiria Meeting.
“Esta é a região mais adepta do drift”, prossegue o dirigente, que quer que a prova mostre que esta atividade está regulamentada e é legal, não devendo ser confundida com o que alguns “aceleras”, os malfadados street racers fazem um pouco por todo o lado.
Em Leiria, o espetáculo está “garantido”. Os carros vão dos 150 aos mil cavalos e além dos portugueses vão estar presentes pilotos franceses e espanhóis.
O prato forte será no domingo à tarde, com a disputa das grandes finais, mas todos o programa, que começa no sábado de manhã, promete momentos espetaculares.