Os nervos estão à flor da pele e os veículos afinados com toda a precisão. Vão ser dois dias de muita adrenalina e velocidade no Kartódromo Internacional de Leiria, que acolhe no próximo fim de semana a quinta, derradeira, decisiva e muito aguardada prova do Campeonato de Portugal de Karting.
Há, pois, muito por decidir na pista dos Milagres no próximo fim de semana nas seis categorias em disputa e pelos 88 pilotos presentes no evento. Na principal, o X30 Super Shifter, envolve, inclusive, um leiriense. A jogar em casa, Henrique Cruz parte de trás, não é favorito, mas tudo fará para levar o karting n.º 687 ao título nacional.
Depois de ter sido campeão nacional da categoria X30 na temporada passada, o piloto de 17 anos deu um passo em frente e a estreia no patamar mais alto, que já obriga à utilização da caixa de velocidades, tem sido bem sucedida.
Chegou à penúltima etapa, em Braga, na liderança da competição, mas acabou envolvido em vários acidentes e acabou por perder o primeiro lugar no troféu. Sabe que “não será fácil”, mas que “não é impossível” chegar à vitória.
A expectativa passa por “tentar ganhar”. “Na semana passada fizemos testes no kartódromo dos Milagres e fomos os mais rápidos”, explica Henrique Cruz, ansioso por voltar a sentar-se no bacquet e acelerar.
“É o circuito que melhor conheço, mas onde tenho tido mais azares. Por incrível que pareça, nunca lá fiz pódio, só quando era muito miúdo. No ano passado fiz a pole position, dominei as mangas, mas a corrida principal correu pior.”
Resta ao piloto de Leiria dar o máximo, ser feliz e contrariar a malapata. Para isso, conta com o apoio dos conterrâneos nas bancadas. Já sabe: a entrada nesta prova organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) é gratuita. Conheça o programa aqui.