Pela terceira vez, o Clube de Basquetebol de Leiria foi certificado pela Federação Portuguesa de Basquetebol como Escola Portuguesa de Minibasquete. Este reconhecimento acontece pelo facto de ter conseguido cumprir com todos os parâmetros exigidos durante a temporada passada.
Nestes critérios constam, entre outros, a existência de, pelo menos, 25 atletas de minibasquete inscritos e de um treinador com o grau 2, no mínimo, que desempenhe a função de coordenador do minibasquete.
“Este reconhecimento é muito bom para nós e ainda nos dá algumas bolas, que são muito caras, e a isenção de algumas taxas”, sublinha Rosa Maria Santos, presidente do Clube de Basquetebol de Leiria, que considera estar a haver um maior interesse pela modalidade no concelho.
“Os miúdos, noutras modalidades, sentem uma desilusão muito grande, e depois tentam o basquetebol. Ainda por cima, como não estamos aqui pelo dinheiro, mas pelos meninos e pelo basquetebol, somos muito baratos. No minibasquete, que treina duas vezes por semana, paga-se 18 euros. No basquetebol, com três treinos semanais, custa 25 euros.”
O Clube de Basquetebol de Leiria concluiu a temporada passada com quase uma centena de atletas. Além do minibasquete, apresenta mais cinco equipas: sub-14 masculino e feminino, sub-16 masculino e feminino, e sub-18 masculino.
O projeto Escolas Portuguesas de Minibasquete, que vigora desde 2005/06, tem como principais objetivos reconhecer e certificar anualmente os clubes que atingem um determinado padrão quer quantitativo quer qualitativo, no que se refere aos valores e princípios de organização e funcionamento do escalão de minibasquete.