O pelotão que vai correr a Meia Maratona de Leiria vai ser grande e multicultural. As inscrições encerram amanhã, dia 12, e já bateram todos os recordes, superando os 1500 atletas.
São oriundas de quatro continentes – só falta a Oceânia – e de 18 países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Ucrânia, Croácia, Lituânia, Irlanda, Reino Unido, Rússia, Marrocos, China, Índia, Brasil, Paraguai, Equador e Colômbia.
É resultado da certificação pela World Athletics, que a colocou no calendário internacional, mas também a qualidade do traçado, como o menor desnível possível, e os 5 mil euros de prémios distribuídos. São, todas elas, razões que a tornaram muito mais popular e reconhecida dentro e fora das nossas fronteiras.
Promete, pois, ser disputada num ritmo muito forte, pois estão confirmados atletas nacionais e internacionais, como espanhóis, franceses e marroquinos de qualidade. O recorde da prova, de 2 horas e 7 minutos, pode muito bem cair.
O percurso, quase exclusivamente plano, faz-se sempre próximo do rio Lis, o que permitirá a obtenção de grandes marcas e muitos recordes pessoais: começa em Leiria, vai à Estação, regressa a Leiria, passa nas Cortes e termina em Leiria.
A Meia Maratona, contudo, é muito mais do que competição. É, também, uma prova para toda a família. Além dos 21,1 km, haverá uma prova de 10 km, uma caminhada de 5 km e a corrida para as crianças.
O evento, organizado pelo Município de Leiria e pela Native Warriors, conta com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, do Clube de Atletismo da Barreira, do Clube de Orientação do Centro, do Núcleo de Espeleologia de Leiria e da Juventude Vidigalense. Terá partida às 9:40 horas, no Largo 5 de Outubro, e apurará os campeões distritais da distância.
Ainda não se inscreveu? Pode fazê-lo aqui.