Foi inaugurado em Leiria o primeiro rocódromo da região

Faz agora uma década que Rodrigo Couto inaugurou a primeira box de CrossFit em Leiria. A modalidade entrou, claramente, nas preferências dos cidadãos e o negócio, já bastante consistente, tem corrido bem. Talvez por isso, o empresário tenha sentido a necessidade de embarcar num “novo desafio”.

Foi uma vez mais “inovador” e assim nasceu, este sábado, o WonderWall, o primeiro rocódromo da região, onde as pessoas poderão dedicar-se à escalada, mas em ambiente fechado, uma técnica conhecida por bouldering, atividade em franca expansão por todos os cantos do mundo.

“É um mercado em grande ascensão e que não estava a ser correspondido na região”, conta Rodrigo Couto. “Há muita oferta em Leiria, mas percebi que havia uma falha. A comunidade de escaladores é grande, mas não tinha um espaço indoor para treinar.”

Quando se entra no espaço, localizado na Box Norte do CrossFit Leiria, na Zicofa, o olhar desvia imediatamente para as paredes repletas de plataformas e presas próprias para a prática de escalada.

Rocódromo está localizado na Zicofa, em Leiria

As mais de 250 pessoas presentes na inauguração não escondiam a surpresa pela imponência da estrutura e o entusiasmo pelas novas oportunidades que agora se abrem para a prática de uma atividade física diferente, exigente, mas altamente recompensadora.

Ora, a principal distinção entre a escalada e o bouldering é que o segundo não necessita de envolver cordas nem arnês. Mais livre, a segurança é garantida pelos colchões grossos e resistentes colocados no chão.

No entanto, a própria forma de progressão é “muito diferente”, porque “envolve mais força, mais técnica e é mais dinâmica”. Também permite novos movimentos, mais ousados. E tem outra vantagem relativamente ao exterior: as presas podem ser mudadas, pelo que poderá haver novos desafios a um ritmo semanal.

“Trata-se de um desporto com uma componente social forte, num ambiente familiar e onde valores como o convívio e a entreajuda se destacam, permitindo socializar e conhecer novas pessoas.”

No fundo, diz Rodrigo Couto, é uma forma de estar na vida, com coordenação, força e domínio. Exatamente como o CrossFit, a preparar o corpo e a mente para  “ultrapassar os pequenos desafios” do dia-a-dia.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário