Há aqueles que nunca faltam, como o casal Nélson e Helena, para quem poder fazer atividade física e, ao mesmo tempo, conhecer as belezas naturais do concelho de Leiria é uma autêntica dádiva.
Também há aqueles fiéis que colecionam presenças e depois envergam a t-shirt alusiva com todo o orgulho. Porque, na realidade, já está criada uma comunidade.
Outros, aparecem ocasionalmente, consoante os locais e a disponibilidade, e há ainda aqueles que só vão caminhar se a iniciativa visitar a sua freguesia.
Há de tudo um pouco, entre os muitos participantes nesta iniciativa do Município que arrancou em 2016 e tem como objetivo proporcionar o proveito do património histórico, cultural e da envolvente paisagística e arquitetónica do concelho de Leiria, desde a serra ao mar, chova ou faça sol.
Agora que os Percursos Pedestres só voltam no próximo ano, está na hora de fazer algumas contas. Em 2023, o Município de Leiria levou a efeito 16 eventos nos mais variados, mas belos, locais do concelho, nos quais se inscreverem um total de 6422 pessoas.
É um número impressionante, tendo em conta a cautela e as limitações impostas às inscrições em locais sensíveis, de que o Vale do Lapedo é um exemplo paradoxal. Ainda assim, assistiu-se a uma média de 401 inscritos por percurso pedestre, um número consideravelmente superior aos 337 de 2022.