Mecânico da Barosa vai ao Dakar zelar pelos veículos da equipa francesa MMP

A mais louca, temida, dura e espetacular corrida de automóveis do planeta está a chegar e, já é sabido, Leiria estará representada pelo pilotos Ricardo Porém e João Ferreira. O que poucos conhecem é que a arte do desenrasque portuguesa, associada a vastos conhecimentos de mecânica, colocaram outro leiriense, mais concretamente da Barosa, no Dakar Rally de 2024.

Chama-se Miguel Marques e vai estrear-se na prova que este ano arranca na Arábia Saudita a 5 de janeiro como mecânico da equipa francesa MMP. Coincidência das coincidências, vai estar no apoio ao veículo da categoria Challenger (antiga T3) que será pilotado por um conterrâneo.

“Tenho estado em França a preparar os carros e foi lá que o responsável da equipa me disse que ia acompanhar de perto o veículo pilotado pelo Ricardo Porém”, atira o mecânico que também é piloto e, pasme-se, sagrou-se este ano campeão nacional de trial 4×4 da categoria Proto.

Foi, de resto, ele que, “peça a peça” construiu, na sua oficina da Barosa, o bólide que conquistou o título. Trata dele e prepara-o, como a vários outros veículos de todo-o-terreno, para as mais duras condições. Naturalmente, ao convite formulado para integrar a equipa francesa não terá sido alheio este conhecimento acumulado.

A partida para a Arábia Saudita acontece já no dia 31 e Miguel Marques vai com expectativas elevadas. Integrar o pelotão dos “melhores do mundo”, tratando com “tecnologia de ponta”, é, garante “extremamente motivador”.

Sublinha, também, que nada teme no deserto implacável da Arábia Saudita. “Vai ser uma aventura nova, uma experiência interessante que vai, com certeza, abrir novos horizontes profissionais. Durante 15 dias vamos dormir pouco, porque teremos de tratar dos carros à noite, e, durante o dia vamos ter de andar a mudar o bivouac”, admite o mecânico.

Mas está tudo bem, para quem corre por gosto. “Quando se faz o que se gosta só podem chegar coisas positivas e muita aprendizagem.

Comentários

  • Ana Magalhaes
    29 Dezembro, 2023 @ at 00:03

    Parabens Miguel ,álem de uma experiência única num evento desta importância ,irá enriquecer ainda mais os.teus conhecimentos e colocares no terreno o teu kwow how !!!
    Com uma cultura diferente,irás ter concerteza historias para contar aos netos .
    Desejo-te a maior das sortes e que corra td bem .
    Beijinhos e vá lá mostrar o teu valor e talento !!

  • José luis Catarino
    29 Dezembro, 2023 @ at 12:58

    Força irmão longe mas com apoio a 100% com aquele forte abraço como sempre

Adicione um Comentário