João Ferreira conclui etapa 2 do Dakar Rally em lugar de pódio

Depois de um início pouco provável e bastante penalizador, João Ferreira demonstrou hoje as suas qualidades na segunda etapa Dakar Rally 2024 que uniu Al Henakiyah para Al Duwadimi, num total de 463km de especial.

Navegado por Filipe Palmeiro, o piloto de Leiria teve um início de especial bastante assertivo, chegando a liderar a especial entre os concorrentes da categoria SSV, acabando depois por ceder algumas posições devido a um furo, acabando por terminar na terceira posição.

“Fizemos uma etapa tranquila e dentro daquilo que seria expectável para nós neste Dakar. Furámos e, quando parámos para trocar, o encaixe do macaco cedeu e acabámos por demorar um pouco mais do que o normal. Não foi bom, mas faz parte das corridas. Daí até final, tivemos de voltar a fazer um esforço para recuperar algum tempo, o que felizmente conseguimos”, afirmou o piloto do Can-Am Factory Team, agora 8.ª na classificação Geral.

Depois de ontem se ter atrasado logo no início da especial, a dupla luso-argentina composta por Ricardo Porém e Augusto Sanz sofreu hoje muito com o pó dos camiões, para concluir a etapa na 18.ª posição, a mesma que agora ocupa na geral da classe Challenger.

“Foi um dia muito difícil. Não conseguimos passar os camiões das dunas e depois foi sofrer muito no pó. Os camiões que tínhamos pela frente estão limitados a 145km/h e nós a apenas 135km/h, mas nem isso conseguimos aplicar nas zonas rápidas. Ainda partimos uma correia, o que acaba por ser o menor dos problemas que tivemos nesta segunda etapa. Temos de continuar a lutar e a trabalhar para sair desta situação difícil e tentar começar a recuperar lugares na geral”, explicou o piloto de Leiria.

Após um dia mais dedicado ao sprint, os concorrentes vão ter pela frente a primeira etapa de maratona do Dakar 2024, que percorrerá secções com pedra e extensões, perigosas para os pneus, bem como secções de areia e dunas.

No final da especial, os concorrentes têm apenas duas horas para realizar trabalhos nos seus veículos antes de os mesmos entrarem no parque fechado. A etapa que liga Al Duwadimi a Al Salamiya contará com um toal de 733km, 440 dos quais cronometrados.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário