Nas dunas da Arábia Saudita, o dia foi em grande para Leiria. Depois das ameaças dos últimos dias, João Ferreira venceu a quarta etapa do Dakar Rally. Navegado por Filipe Palmeiro, demonstrou hoje o porquê do favoritismo que lhe era apontodado.
O jovem leiriense, de 24 anos, recuperou mais de 17 minutos para o atual líder da classificação da categoria SSV e voltou a fazer sonhar todos aqueles que acreditam na primeira vitória portuguesa na classificação da mais importante prova de todo-o-terreno do planeta.
“Fizemos uma etapa limpa isenta de erros e que, acima de tudo, nos fez recuperar bastante tempo para o nosso companheiro Gerard Farres. Estamos conscientes do nosso andamento e sabemos que não podemos cometer erros até ao final se queremos sonhar com um bom resultado neste Dakar. Trabalho e empenho vão ser as palavras de ordem ao longos dos próximos dias”, assegurou o piloto da Can-Am Factory Racing.
Também Ricardo Porém, navegado pelo argentino Augusto Sanz, teve uma etapa muito positiva e mostrou um andamento dentro daquilo a que se tinha proposto, terminando a etapa nos cinco primeiros entre os Challenger e ascendendo a 12.º na classificação da categoria.
“Sabíamos que seria possível rodar neste registo. Terminámos em 5.º lugar, numa etapa muito rápida, onde andámos sempre muito perto do top speed, com alguns desafios ao nível da navegação e algum pó. A etapa finalizou com algumas dunas bem divertidas, foi fantástico. Amanhã queremos continuar a demonstrar o nosso andamento positivo”, explicou o piloto de Leiria da MMP Competition.
Na quinta etapa do Dakar, que liga Al-Hofuf a Shubaytah, os pilotos enfrentam um percurso total de 727 km, incluindo uma especial de 118 km. Apesar da distância relativamente curta, a jornada é desafiadora devido à temida entrada no deserto do Empty Quarter, que coloca os pilotos diante das imponentes dunas. Antecipa-se uma queda nas velocidades médias à medida que as condições se tornam cada vez mais difíceis.