Portugal vai ao torneio pré-olímpico de andebol e Pedro Portela foi decisivo

Portugal garantiu esta quarta-feira o apuramento para o torneio pré-olímpico de andebol para os Jogos Olímpicos de Paris deste ano, ao beneficiar da vitória da Islândia sobre a Áustria, por 26-24, na quinta jornada do Grupo I da main round do Europeu.

O conjunto luso precisava que a Áustria fosse derrotada pela Islândia no último encontro, para assegurar a segunda e última vaga no pré-olímpico, que se vai disputar em março.

Esta será a segunda vez na história que Portugal vai disputar uma qualificação para os Jogos Olímpicos, depois da histórica campanha que culminou com a vitória sobre a França, que abriu as portas para Tóquio, em 2021.

Com uma participação fundamental do leiriense Pedro Portela, Portugal assegurou também o sétimo lugar no Euro, que se disputa na Alemanha, a segunda melhor prestação de sempre em Campeonatos da Europa depois do sexto posto de 2020.

No cômputo dos sete jogos disputados por Portugal, o canhoto marcou 24 golos em 28 remates, ficando com uma impressionante eficácia de 86%. Foi ainda eleito melhor jogador da partida com a Noruega naquele que foi quinto grande torneio internacional que disputou. E não quer ficar por aqui.

“Não foi a classificação que queríamos, mas cumprimos com o objetivo principal que era o apuramento para o pré-olimpico. Somos ambiciosos e prometemos lutar por mais. Isto não nos chega. Tenho um orgulho imenso de pertencer a este grupo. Vamos por mais”, disse o ponta de 34 anos.

Foto: Kolektiff/EHF

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário