O Kartódromo Internacional de Leiria vai receber no próximo fim de semana o Open de Portugal de Karting. A prova, organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML), marca o arranque da temporada 2024 e tem a importância adicional de se realizar três semanas antes do início do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, nos dias 16 e 17 de março, novamente na pista dos Milagres.
Mais de 60 pilotos vão tentar conquistar o primeiro título de 2024, distribuídos pelas categorias Iniciação, Cadete, X30 Mini, Júnior, X30 e X30 Super Shifter. Esta última está reservada a karts com caixa de velocidades e é nela que compete o leiriense Henrique Cruz (na foto), desejoso por confirmar as boas indicações do ano passado e, naturalmente, começar a época a vencer.
“Vai ser uma prova difícil devido à instabilidade climatérica. A seco sabemos que somos muito fortes e à chuva estamos a trabalhar para lá chegar, sendo que ainda não tínhamos tido oportunidade de testar o carro novo à chuva”, sublinha o piloto que corre com as cores do Sporting.
Henrique Cruz aposta forte na conquista do Campeonato Nacional e sabe que a regularidade vai ser imprescindível. “Vai ser muito disputado. O segredo será tentar não ficar de fora em nenhuma corrida por forma a não perder qualquer ponto, pois estes vão ser muito preciosos no fim do ano.
Quanto ao programa desportivo deste Open de Portugal de Karting, todas as categorias irão realizar uma sessão de treinos livres e outra de treinos cronometrados no sábado de manhã, enquanto à tarde, entre as 13h30 e as 16h50, todos os pilotos vão disputar duas mangas de qualificação.
Para domingo, entre as 10h30 e as 12h05, estão agendadas as Pré-Finais, enquanto as Finais serão disputadas entre as 13h45 e as 15h20, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 16h00.