No ano em que se comemora o cinquentenário do 25 de Abril, o argumento do Leiria Run só podia ser a liberdade. Os percursos de 9 km caminhada e de 13 km da corrida, que por norma têm uma componente forte de descoberta dos mais belos recantos da urbe, foram criteriosamente escolhidos por forma a passarem pelos locais que fizeram a história da Revolução dos Cravos na cidade.
Na apresentação do evento, que decorreu no final da tarde desta segunda-feira no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, Carlos Palheira, explicou o conceito. Os participantes partirão à “descoberta” de “edifícios, espaços públicos, pessoas e histórias” que tiveram um papel de relevo na resistência contra a ditadura.
A prova, que terá como padrinhos Aníbal Carvalho e Madalena Fernandes, partirá da Praça Rodrigues Lobo e culminará com uma grande festa no Estádio Municipal. Manterá o seu registo competitivo, “para meia-dúzia”, mas também familiar, inclusiva e de diversão”, para a esmagadora maioria. Sobretudo, será “uma grande festa do desporto”.
Carlos Palheira deixou um convite à participação dos leirienses nesta edição única e irrepetível. “É um evento que tem sempre uma adesão em massa. Em 2023 foram 4 mil pessoas e este ano as inscrições estão a decorrer a um ritmo elevado. É possível que fechem muito antes da data da prova. Deixo o apelo para que se registem o mais rapidamente possível”, enfatizou, apontando para um limite de 4.500 participantes.
Na primeira fase das inscrições, até 1 de abril, a participação na corrida custa 10 euros e na caminhada 5 euros. Carlos Monteiro, um dos cérebros que anualmente desenha os percursos, garante que valerá a pena, com muita diversão, as tradicionais passagens pelo castelo e pelo leito do rio Lis, mas também ser ãodesvendados sítios por onde “nunca ninguém passou”.
Promete, é bem verdade, mas o Leiria Run só é possível graças ao trabalho benévolo de 250 voluntários. O vereador do Desporto agradeceu, também, ao movimento associativo do concelho, mormente à Associação Distrital de Atletismo de Leiria, ao Clube de Orientação do Centro, ao Clube de Atletismo da Barreira, aos Liz Runners e ao Núcleo de Espeleologia de Leiria, com que a Câmara Municipal de Leiria partilha a organização do evento. “Reúne-se o melhor que temos e a organização é de excelência.”
Quer inscrever-se? Ainda vai a tempo! Pode fazê-lo aqui!