Mais de 160 campeões nacionais foram distinguidos na Gala do Desporto de Leiria

Tal era quantidade de talento por metro quadrado existente na Gala do Desporto, evento que decorreu na noite deste sábado, dia 27 de abril, que o Teatro José Lúcio da Silva mais parecia um Estádio Olímpico.

Na verdade, foram mais de 160 campeões nacionais, de 16 modalidades, distinguidos no evento organizado pelo Município de Leiria relativo a 2023. É um número impressionante, que comprova o ecletismo do movimento associativo local, mas também o trabalho de excelência que todos os dias é feito pelos treinadores e dirigentes em funções no concelho de Leiria.

Por isso, Gonçalo Lopes, presidente do Câmara Municipal de Leiria, realçou a importância do trabalho das “as estruturas que dão suporte” a estes campeões, sejam “clubes, associações, família e autarquias”. “Todos contribuem para o sucesso dos atletas”, enfatizou o autarca.

Na Gala do Desporto foram entregues 13 distinções. Carlos Amado, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, recebeu o Prémio Prestígio e a lançadora de martelo Vânia Silva foi agraciada com o Prémio Carreira, ela que foi a primeira leiriense apurada para uns Jogos Olímpicos. E foi a três…

O piloto João Ferreira, que venceu duas etapas do Dakar, e o jogador de basquetebol em cadeira de rodas Alexandre Conde, que se transferiu para o FC Barcelona, foram eleitos atletas masculinos do ano, respetivamente em modalidade individual e coletiva.

A lançadora de peso Auriol Dongmo, campeã europeia de pista coberta, e a jogadora de padel Cláudia Gaspar, que conquistou por Portugal o título por equipas do Velho Continente, receberam os mesmos prémios, mas para senhoras.

Tomás Ferreira, nadador do Bairro do Anjos, o jogador de futsal do Sporting Andriy Dzyalochynskyy, a tenista Matilde Parreira, do Racket Sports Clube Leiria, e a futebolista Matilde Nave, que representa o Sporting, foram eleitos atletas revelação.

Campeã da Liga 3 de futebol, a União Desportiva de Leiria venceu o prémio de clube do ano, ao passo que o treinador do ano foi Paulo Reis, responsável pelo atletismo do Sporting e técnico de Auriol Dongmo.

E finalizamos neste setor específico do atletismo. A Taça da Europa de Lançamentos, organizada pela Juventude Vidigalense, recebeu o prémio de evento do ano após a votação que decorreu nas redes sociais.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário