Tal era quantidade de talento por metro quadrado existente na Gala do Desporto, evento que decorreu na noite deste sábado, dia 27 de abril, que o Teatro José Lúcio da Silva mais parecia um Estádio Olímpico.
Na verdade, foram mais de 160 campeões nacionais, de 16 modalidades, distinguidos no evento organizado pelo Município de Leiria relativo a 2023. É um número impressionante, que comprova o ecletismo do movimento associativo local, mas também o trabalho de excelência que todos os dias é feito pelos treinadores e dirigentes em funções no concelho de Leiria.
Por isso, Gonçalo Lopes, presidente do Câmara Municipal de Leiria, realçou a importância do trabalho das “as estruturas que dão suporte” a estes campeões, sejam “clubes, associações, família e autarquias”. “Todos contribuem para o sucesso dos atletas”, enfatizou o autarca.
Na Gala do Desporto foram entregues 13 distinções. Carlos Amado, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, recebeu o Prémio Prestígio e a lançadora de martelo Vânia Silva foi agraciada com o Prémio Carreira, ela que foi a primeira leiriense apurada para uns Jogos Olímpicos. E foi a três…
O piloto João Ferreira, que venceu duas etapas do Dakar, e o jogador de basquetebol em cadeira de rodas Alexandre Conde, que se transferiu para o FC Barcelona, foram eleitos atletas masculinos do ano, respetivamente em modalidade individual e coletiva.
A lançadora de peso Auriol Dongmo, campeã europeia de pista coberta, e a jogadora de padel Cláudia Gaspar, que conquistou por Portugal o título por equipas do Velho Continente, receberam os mesmos prémios, mas para senhoras.
Tomás Ferreira, nadador do Bairro do Anjos, o jogador de futsal do Sporting Andriy Dzyalochynskyy, a tenista Matilde Parreira, do Racket Sports Clube Leiria, e a futebolista Matilde Nave, que representa o Sporting, foram eleitos atletas revelação.
Campeã da Liga 3 de futebol, a União Desportiva de Leiria venceu o prémio de clube do ano, ao passo que o treinador do ano foi Paulo Reis, responsável pelo atletismo do Sporting e técnico de Auriol Dongmo.
E finalizamos neste setor específico do atletismo. A Taça da Europa de Lançamentos, organizada pela Juventude Vidigalense, recebeu o prémio de evento do ano após a votação que decorreu nas redes sociais.