Carlos Amado da Silva abriu a Caixa de Pandora quando, no passado mês de abril, foi agraciado com o prémio Prestígio na Gala do Desporto de Leiria. Como bom leiriense que é, o presidente da Federação Portuguesa de Rugby admitiu a desilusão de não haver um clube na sua cidade que se dedicasse à sua modalidade.
Pois muito bem, depois do judo e do jiu-jitsu, os Lobos de Leiria – que outro nome poderia ter? – vai avançar com a secção, estando a apresentação do projeto marcada para o próximo sábado, dia 29 de junho, às 10:30 horas. A cerimónia será pública, de livre acesso, e decorrerá no relvado sintético da Escola Dr. Correia Mateus.
O objetivo da Escola de Rugby Lobos de Leiria passa por criar um ambiente onde os mais novos possam aprender e desenvolver as suas capacidades físicas, mentais e sociais através desta modalidade.
“Queremos criar crianças felizes e cidadãos realizados”, afirma Raul Testa, presidente da Asteriscos, organização sem fins lucrativos que se dedica à promoção do contacto interpessoal presencial, da ciência, da educação e do desenvolvimento social das crianças e jovens, o chapéu que acomoda os Lobos de Leiria.
O leiriense Carlos Neto, professor catedrático jubilado da Faculdade de Motricidade Humana e especialista em desenvolvimento motor, aceitou ser o conselheiro pedagógico deste projeto.
“Seguimos a sua filosofia de primeiro brincar, depois jogar e só então praticar desporto. Temos feito um trabalho pedagógico incrível no judo e no ju-jitsu e vamos agora colocar esse know-how ao serviço do rugby”, sublinha Raul Testa.
O Clube de Rugby Lobos de Leiria estará aberto a crianças de todas as idades, género e níveis de experiência. Está interessado? As inscrições poderão ser feitas através do e-mail geral@asteriscos.org.
Foto: FPRugby