Associação de Futebol de Leiria instala Academia e Centro de Treinos nos Parceiros

Já falta pouco para a Associação de Futebol de Leiria ver cumprido um sonho antigo, mais precisamente com 11 anos, e que é, simultaneamente, uma necessidade premente: ver finalizada a sua Academia e Centro de Treinos, onde poderá “desenvolver o seu trabalho de formação tanto de atletas, como de árbitros, treinadores e dirigentes”.

A cerimónia de assinatura do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo relativo a esta infraestrutura realizou-se esta terça-feira, dia 16 de julho, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.

A Academia e Centro de Treinos da AFL deverá estar concluída até ao final do mês de outubro e será localizada nos Parceiros. Contará com campos de relva sintética de futebol de 11 e de futebol de 7, balneários com 600 metros quadrados, sistema de iluminação e rega, sala de formação, ginásio e bancadas.

A assinatura do protocolo, que tem uma duração prevista de 25 anos, contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, da vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria (CML), Anabela Graça, do presidente da União das Freguesias de Parceiros e Azoia (UFPA), José Carlos Filipe, e do presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Nunes.

Uma obra que vai ao encontro do desafio lançado pela FPF para a criação de infraestruturas que permitam às associações distritais desenvolverem um trabalho mais competente. É uma “lacuna letal” que importa resolver, explicou Fernando Gomes.

A Academia e Centro de Treinos vai, pois, ser a casa das atividades diárias da AFL, nomeadamente dos treinos das várias seleções distritais, treinos de árbitros, cursos de treinadores e árbitros, ações de formação, torneios e projetos SuperQuinas e Walking Football.

“É uma boa instalação, praticamente no centro de Leiria e que terá utilização privilegiada pela Associação de Futebol de Leiria”, mas que também estará aberta a quem a UFPA e a CML entenderem, garantiu Manuel Nunes. Custará 1,2 milhões de euros, suportados por eF

“Este trabalho em rede caracteriza Leiria e sobretudo a vontade de fazer o melhor para que, no caso do futebol, quem pratica tenha as melhores condições. Juntos conseguimos ser mais fortes. Quem ganha são as pessoas, o desporto e a qualidade de vida”, sublinhou Anabela Graça.

Já José Carlos Filipe manifestou a satisfação por este contrato-programa dinamizar a freguesia. “Com a entidade com que fizemos o protocolo acreditamos que temos futuro naquele espaço.”

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário