João Ferreira e Filipe Palmeiro conquistaram, neste domingo, a vitória na categoria SSV da Baja do Qatar. A dupla garantiu também um lugar de destaque no pódio, com o segundo lugar na classificação geral. A duas provas do final do campeonato mundial, o jovem piloto de 25 anos encontra-se agora a apenas cinco pontos do líder, o argentino Fernando Alvarez. Nesta etapa, o leiriense conseguiu reduzir a diferença de 19 para 5 pontos e acredita que, na Baja da Jordânia, dentro de 15 dias, poderá assumir a liderança da Taça do Mundo de Bajas.
Este ano tem sido marcante para Ferreira e Palmeiro, que já conquistaram o título de Campeões da Europa. No próximo fim de semana, têm ainda a oportunidade de se sagrarem Campeões Nacionais na Baja TT Oeste.
“Está a ser uma época com muitas corridas e grandes conquistas. Vencer a Baja do Qatar é muito importante para os nossos objetivos na Taça do Mundo”, afirmou João Ferreira. “Apenas a cinco pontos da liderança, vamos lutar para alcançar esse título tão desejado. Queremos dar o nosso melhor para garantir bons resultados na Baja da Jordânia e na Baja do Dubai.”
O piloto já antecipa o próximo desafio no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno: “Estamos muito perto de mais uma conquista, mas sabemos que nas corridas tudo pode acontecer. Vamos manter o foco e o cuidado necessários para, dentro de uma semana, podermos celebrar mais uma vitória.”
João Ferreira e Filipe Palmeiro têm vivido um ano cheio de desafios. Após a participação no Dakar Rally em janeiro, competiram em três das quatro etapas restantes do Campeonato do Mundo de Rally Raid. Por motivos de agenda, faltaram apenas à primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), mas estiveram presentes em seis das sete rondas seguintes.
Além destas, participaram também nas provas da Taça da Europa de Bajas (Extremadura – Espanha, Itália, Hungria e Reguengos – Portugal) e da Taça do Mundo de Bajas (Arábia Saudita, Grécia, Aragão – Espanha, Polónia, Portalegre – Portugal, Qatar, Jordânia e Dubai).
Com um calendário de 21 competições em 2024, João Ferreira e Filipe Palmeiro destacam-se como a equipa mais ativa da temporada, elevando o nome de Portugal no mundo do rally.