O primeiro dia do Dakar Rally trouxe excelentes resultados para os dois pilotos de Leiria em prova. Tanto João Ferreira como Ricardo Porém conseguiram posições de destaque no prólogo, garantindo boas colocações para a primeira etapa da competição.
João Ferreira, ao volante do Mini John Cooper Works 3.0d da X-Raid, movido a combustível 100% renovável, alcançou um impressionante quinto lugar absoluto e da categoria principal, a Ultimate. Navegado por Filipe Palmeiro, o jovem piloto mostrou maturidade ao superar vários favoritos e afirmou-se confiante para os desafios seguintes. “Foi um prólogo muito rápido e com uma navegação complicada. O grande objetivo era evitar erros e conseguimos cumpri-lo. A nossa posição de partida deixa-nos tranquilos para enfrentar a longa etapa de amanhã”, declarou o piloto de 25 anos.
Já Ricardo Porém, em sua sexta participação no Dakar, terminou o prólogo no nono lugar entre os concorrentes da competitiva categoria Challenger. Navegado pelo também leiriense Nuno Gouveia de Sousa e estreando um novo “aranhiço” do construtor francês MMP Competition, o piloto de 35 anos optou por uma estratégia mais conservadora e sem erros, garantindo uma posição sólida para os 400 km da primeira etapa. “Estamos satisfeitos com este início. Sabíamos que seria um prólogo rápido e optámos por evitar riscos. Agora é focar na etapa de amanhã, que será desafiadora desde o início”, comentou o experiente piloto.
A etapa inaugural de mais de 400 km, com partida e chegada ao Start Camp, em Bisha, promete ser exigente. Os pilotos enfrentarão uma diversidade de terrenos, desde trilhos de rocha até estradas de terra, onde a navegação será decisiva, especialmente na seção do labirinto de trilhos. Com exceção da areia, todos os tipos de superfícies estarão no percurso, testando tanto a técnica como a resistência mental dos competidores.
Com ambos os pilotos de Leiria bem posicionados e confiantes, as expectativas são altas para o decorrer do Dakar Rally 2025. Enquanto João Ferreira aposta em manter o ritmo forte e regular, Ricardo Porém foca na consistência e na experiência acumulada em edições anteriores para enfrentar o desafio.