A inauguração do Pavilhão do Lis, o primeiro com características inclusivas no país, realiza-se no próximo dia 1 de março, com momentos de dança, um jogo de andebol adaptado e outro de futsal.
A partir das 14:30, o espaço desportivo situado nas Cortes recebe a sua abertura oficial e a estreia na modalidade de andebol adaptado acontece às 15:00, após um momento de dança, com uma partida entre a Associação Portuguesa de Deficientes de Leiria e a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas.
Seguindo-se a outra atuação musical, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, atual campeão nacional e europeu, e a Associação Cultural Recreativa do Arnal, da Maceira, defrontam-se às 17:00.
O Pavilhão do Lis, batizado pelos leirienses, é uma estrutura inédita e inovadora a nível nacional, já que foi projetado para receber a prática de desporto adaptado, nomeadamente andebol, basquetebol e goalball, tendo sido reconhecido e aprovado pelo Comité Paralímpico de Portugal e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
O recinto desportivo está concebido para acolher também a realização de competições e espetáculos com altos níveis de prestação, com capacidade para receber público, pretendendo contribuir para o bem-estar e integração social dos frequentadores do pavilhão e para a crescente consciencialização para as questões da inclusão.
O pavilhão tem uma área de 2.390 m2, construído em terreno com 5.256 m2, e é composto por um campo de jogos, vestiários e balneários, arrecadação e sala de apoio, área técnica, bar, espaços comerciais (a concessionar brevemente) e ainda uma bancada com 286 lugares sentados e oito para mobilidade reduzida, que poderão ser aumentados com a retração de cadeiras.
A nova infraestrutura é resultado de um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros.