Há dez anos, Portugal jogou com a Macedónia do Norte em Leiria e não foi fácil

Esta terça-feira (19:45 horas), no Porto, Portugal defronta a Macedónia do Norte, no desafio decisivo de apuramento para o Mundial de 2022, jogado no Qatar.

Ora, faz a 26 de maio uma década que a seleção nacional lusa de futebol jogou em Leiria precisamente frente ao mesmo adversário.

Na altura, 19.323 espectadores assistiram à partida que terminou, para desilusão de todos, num nulo. Ficou a surpresa.

No jogo particular, de preparação para o Euro’2012, o selecionador nacional Paulo Bento apresentou um onze composto por Beto, João Pereira, Bruno Alves, Rolando e Fábio Coentrão, Miguel Veloso, Rúben Micael e João Moutinho, Ricardo Quaresma, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo.

Na etapa complementar, foram ainda lançados Raúl Meireles, Nani, Hugo Almeida, Hugo Viana, Silvestre Varela e Nelson Oliveira.

Frente ao então 98.º do “ranking” FIFA, comandado pelo galês John Toshack, o conjunto das quinas foi lento e desinspirado, proporcionando uma noite calma ao guarda-redes Bogatinov.

“Não fizemos um bom jogo. No primeiro tempo, abusámos da lentidão. Na segunda, ainda aumentámos o ritmo, mas não estivemos bem no último passe, nem nos cruzamentos. Em função do que fizemos, e como o adversário se bateu, é um resultado justo”, reconheceu, no final, Paulo Bento.

Em declarações ao jornal Record, Hugo Almeida deixou um aviso. “Parecia fácil e depois empatámos.”

Tomás Bozinoski

Contudo, a ligação do futebol da cidade à Macedónia do Norte não se fica por aqui. Tomás Bozinoski, guarda-redes da União de Leiria, é internacional sub-21 por aquele país balcânico, apesar de ter nascido em Aveiro há 22 anos.

Deixa alguns avisos à representação portuguesa. “Vai ser um jogo muito intenso, Portugal tem jogadores incríveis, principalmente no ataque, mas não vai ser fácil, porque a Macedónia é uma seleção muito aguerrida e os jogadores vão dar tudo, porque é uma oportunidade de uma vida e é uma equipa muito boa taticamente e a defender.”

Fotografia: Ricardo Graça

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário