Pentatlo Moderno: por um desportista mais completo

Em 2018, foi uma das muito poucas provas a nível europeu que apurou para os Jogos Olímpicos da Juventude desse ano.

Depois, em Buenos Aires, o leiriense Eduardo Oliveira, atleta do Bairro dos Anjos, foi quinto classificado, dando os primeiros sinais ao Mundo de como se trabalhava o Pentatlo Moderno na cidade.

Este ano, o International Leiria Trophy – European Cup está de regresso à cidade e a competir pela seleção portuguesa estarão cinco pentatletas do Bairro dos Anjos: Pedro Coelho, Filipa Pinto (sub-17), Tiago Leal, Francisco Sousa e Filipe Lopes (sub-19).

Uma mão-cheia de talento que diariamente trabalha “de forma consolidada” sob as indicações dos treinadores do clube de Leiria.

“O Pentatlo Moderno em Leiria tem a âncora noutras modalidades: a natação e a corrida, esta associada ao tiro laser, mas durante algum tempo tivemos dificuldade em trabalhar a esgrima por ter algumas fragilidades em ir para a rua expressar-se”, diz Abílio Figueira, responsável pela modalidade no Bairro dos Anjos.

A formação dos jovens, entende o responsável, “deve ser multifacetada” e nada melhor do que os diferentes estímulos oferecidos pelo Pentatlo Moderno para enriquecer o património dos mais novos.

Quando organizou os Jogos Olímpicos da Era Moderna, de resto, o Barão Pierre de Coubertin quis fazer desta modalidade uma demonstração das habilidades necessárias para um soldado do século XIX.

São elas lutar contra inimigos com uma pistola e uma espada, nadar e correr de volta até aos companheiros, e montar um cavalo desconhecido (o hipismo só é praticado no escalão sénior).

Atualemente, depois de realizado um trabalho junto dos colégios do concelho, já há muitos miúdos a aprender esgrima. “Ainda neste fim de semana organizámos uma prova para os mais novos e os clubes que nos visitaram ficaram agradados.”

Por um lado, pelas condições que o Estádio Municipal oferece para um trabalho eficaz. Por outro, pelo facto de haver nada menos do que 25 infantis a treinar esgrima.

É uma adesão “improvável”, apesar de ser uma modalidade histórica, nos Jogos Olímpicos desde 1896, os primeiros da Era Moderna, e que completa o “ramalhete” da oferta do Bairro dos Anjos.

Atualmente, a secção tem 70 atletas, entre os pentatletas e aqueles que se dedicam exclusivamente à esgrima.

Voltemos ao International Leiria Trophy – European Cup, que este fim de semana realiza em três locais de Leiria: pavilhão de Santa Eufémia, Complexo Municipal de Piscinas de Leiria e Estádio Municipal.

Apesar de o retorno à normalidade após a pandemia continuar lento, estarão presentes três comitivas internacionais: Espanha (17 pentatletas), Irlanda (12) e Suíça (6).

O objetivo, enfatiza Abílio Figueira, é que a prova, num futuro próximo, volte a “posicionar-se” como uma das mais relevantes a nível europeu. “A expectativa é que no próximo ano estejam presentes outros países.” Assim a pandemia o permita.

Estarão em compita nesta prova dedicada aos escalões sub-17 e sub-19 cerca de seis dezenas de jovens atletas. A prova servirá, igualmente, como Campeonato Nacional.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário