O desporto é uma potente ferramenta de desenvolvimento humano e espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos, devendo funcionar com uma escola de vida.
Em Leiria, de resto, o movimento associativo é reconhecido pelo trabalho feito nesta área e como um pilar absolutamente indispensável na prossecução deste objetivo de vital importância.
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), tem, ao longo dos últimos anos, desenvolvido a iniciativa Bandeira da Ética, uma marca de qualidade que distingue os clubes que respeitam os princípios da ética, da defesa do espírito desportivo, da verdade desportiva e da formação integral de todos os participantes.
Também promove um desporto assente em valores, baseado no fair-play, leal, respeitador e combatendo as problemáticas associadas, como o doping, a corrupção, a violência ou a discriminação.
Ora, no passado dia 18, o IPDJ anunciou a lista dos clubes que viram a certificação da Bandeira da Ética ser aprovada.
Do concelho de Leiria são 23, que passam a fazer parte desta comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito.
Uma das novidades deste ano é o Centro Popular e Recreativo da Pocariça, cuja iniciativa Somos o Futuro “promove e fomenta a atividade física e desportiva nas crianças tal como incute valores éticos com atenção ao futuro”.
Outro dos emblemas que entra este ano na lista da Bandeira da Ética é a União Desportiva da Serra, com o projeto Fazer o bem faz bem, que teve por base a campanha de recolha de bens alimentares, roupas e bens de primeira necessidade ocorrida no passado mês de janeiro .
A Associação de Futebol de Leiria, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o Politécnico de Leiria também integram a lista de entidades certificadas.