Cinco opções que Leiria oferece a quem quer começar a correr

Os hábitos da população mudaram radicalmente desde que Polis foi criado na cidade. Os leirienses são hoje mais saudáveis e o movimento naquele percurso é intenso, qualquer que seja a hora do dia.

É, já, um estado de espírito comum constatado num estudo que concluiu que, no concelho, 56,1% dos munícipes pratica algum tipo de atividade física.

Há, no entanto, sempre espaço para melhorar e novas pessoas, influenciadas por outros, por conselho médico ou por livre iniciativa, a querer entrar no saudável mundo do exercício.

Foi precisamente esse o mote das Jornadas Técnicas da Corrida, uma iniciativa conjunta do Município de Leiria e do Politécnico de Leiria no âmbito do Leiria Run.

Um certeza ficou: mais a sério, mais a brincar, com espírito competitivo ou absolutamente lúdico, na cidade ou por onde as cabras andam, com o mapa na mão ou até uma arma, não faltam alternativas.

“O concelho tem muita oferta desportiva”, sublinhou Carlos Palheira, vereador do Desporto do Município de Leiria.

1 – Brisas do Lis Night Run

Comecemos então pelas incontornáveis Brisas do Lis Night Run, evento onde, na última década, muitos, mas mesmo muitos leirienses se estrearam nesta coisa da corrida, alguns deles andam agora pelas ultramaratonas.

Nestas quartas-feiras à noite, o espírito é absolutamente “informal” e a participação gratuita e sem qualquer tipo de inscrição.

“Basta aparecer”, sublinha o presidente do NEL, que encara o “desporto como catalisador de felicidade”. Por isso, o “convívio” tem um peso absolutamente relevante  nesta iniciativa

“Queremos acolher qualquer pessoa que queira praticar uma das nossas atividades e as Brisas servem perfeitamente para isso”, justifica Luís Subtil.

“Há lugar para a pessoa que só quer caminhar, para quem quer começar a correr e também para aquele que já quer melhorar o nível de corrida.”

Todas as quartas há cinco grupos: dois de caminhada e três de corrida, de diferentes níveis, que se cruzam para que quem quiser possa saltar de um para outro, que se coadune melhor com as sensações do momento.

2 – Centro de Marcha e Corrida

Outra opção existente é o Centro de Marcha e Corrida, criado em 2014, que funciona no Centro Nacional de Lançamentos sob a responsabilidade da Juventude Vidigalense.

O objetivo não é muito diferente. “Queremos levar a atividade física a todos numa vertente informal”, explica Nataniel Lopes, coordenador do projeto, sem descurar a necessidade do enquadramento técnico da corrida.

Aqui, há dois grupos, um matinal e outro vespertino, de três treinos por semana e os 50 atletas inscritos pagam 15 euros por mês.

“Temos recebido pessoas com objetivos diferentes: uns porque querem começar a praticar, outros por recomendação médica e outros ainda para fazer amigos”, diz o responsável, que convida a experimentar o Centro de Marcha e Corrida durante uma semana.

3 – Trilhos e trails

Leiria também oferece uma rede “infinita” de trilhos e percursos pedestres, perfeita para quem pensa aventurar-se, lentamente e de forma segura, nos trails.

Nada melhor do que começar a percorrê-los a andar para, já depois de preparar o corpo e quando se sentir confortável, avançar um patamar.

É pelo menos essa a ideia de André Rodrigues, um campeão desta disciplina que conhece a região como poucos.

Até há uma aplicação – Responsible Trails – de onde pode ser descarregada informação e mapas detalhados sobre vários destes trilhos.

“No trail compito comigo próprio e é isso que traz muita gente para a modalidade”, justifica.

Rico em “convívio e camaradagem”, tem tido índices de adesão tais que também a oferta de provas é “imensa”. “Torna-se viciante participar”, diz André Rodrigues, que aconselha o percurso pedestre da Nascente do Lis, por ser “de excelência”, para as primeiras aventuras.

4 – Orientação

Por falar em mapas, a orientação é outras das atividades disponibilizadas em Leiria que permite a prática da corrida.

“Dos 8 aos 80 anos”, está aberta a toda a população e não é mais do que uma modalidade onde o atleta percorre uma determinada distância tendo como obrigação passar por vários pontos descritos num mapa. Tanto pode ser de dia ou de noite, na floresta ou na cidade.

Em Leiria, é o Clube de Orientação do Centro (COC) que abre às portas a este desporto que exige “antecipação, simplificação, calma, destreza, muita prática e… correr bastante”, salienta Cristiana Maranhão, elemento desta associação e também da Federação Portuguesa de Orientação, instalada na Marinha Grande.

Ficou interessado? O COC tem treinos abertos à população durante todo o ano. Ainda existe o OriFamília que, como o nome indica, promove a participação conjunta de toda a família nas provas. Basta seguir o clube nas redes sociais para saber onde e quando pode tomar contacto com a modalidade.

5 – Laser Run

Finalmente, o laser run, que o Bairro dos Anjos disponibiliza ao concelho. Não, não se trata de correr atrás de um raio laser, mas de uma modalidade representada em Portugal pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno.

Integrando as disciplinas de corrida e tiro laser, num formato intercalado, tem como desafio principal articular a vertente física e atlética da corrida com a vertente técnica e mental do tiro, explica o treinador, João Peres. No fundo, junta duas modalidades numa só, proporcionando desafios diferentes e complementares.

Estão todos, mas mesmo todos, convidados a experimentar. Os treinos são às terças e quintas, das 19 às 20:30 horas, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário