Dos 44 atletas que Portugal leva aos Campeonatos Ibero-Americanos de atletismo, nada menos do que quatro são de Leiria, Cidade Europeia do Desporto, onde treinam diariamente nas condições de exceção oferecidas pelo Estádio Municipal e pelo Centro Nacional de Lançamentos.
A lançadora de disco Irina Rodrigues é a única deste grupo de atletas locais com experiência nesta importante competição, que decorre entre esta sexta-feira e domingo, na cidade espanhola de Alicante.
Na última edição da prova, disputada há quatro anos, em Trujillo, no Peru, a atleta orientada por Júlio Cirino arrecadou a medalha de bronze.
Curiosamente, a três vezes olímpica (2012, 2016 e 2020) só entra em ação no domingo, pelas 18 horas portuguesas.
Para a Comunidade Valenciana seguirão também os estreantes lançadores Eliana Bandeira, no peso, e Ruben Antunes, no martelo.
Eliana Bandeira competirá às 19:10 horas de sábado e Ruben já esta sexta-feira, pelas 20:10 horas em Portugal Continental.
Segundo em 2018 na disciplina de lançamento do peso, Tsanko Arnaudov, que esta temporada passou a ser orientado por Paulo Reis – à semelhança dos dois últimos – também segue na comitiva lusa e competirá no domingo, às 18:35.
A olímpica Evelise Veiga (na foto principal) será a única deste grupo que participará em duas provas.
A pupila de Cátia Ferreira estreia-se esta sexta-feira no salto em comprimento, pelas 20:15 horas, e volta a competir às 19:05 horas de domingo, então no triplo salto.
A edição de 2002 conta com a presença de 24 países: Andorra, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Espanha, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Honduras, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai, Venezuela e, como convidados especiais, a Ucrânia.
A prova será transmitida em direto na RTVE Play.