O primeiro dia de competição em Alicante trouxe a Leiria, Cidade Europeia do Desporto, a primeira medalha nos Campeonatos Ibero-Americanos, em atletismo.
Foi por intermédio de Evelise Veiga, atleta que, apesar de representar o Sporting, se prepara diariamente no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.
A pupila de Cátia Ferreira conquistou o segundo lugar na prova do salto em comprimento.
Com 6,55 metros com vento irregular e 6,53 regulares, fez um bom concurso, mas não chegou para a espanhola Fatima Diame, que após 6,65 metros somou cinco nulos.
Evelise Veiga, olímpica em Tóquio, no ano passado, regressa à pista às 19:05 horas portuguesas para participar no triplo salto.
Ainda de Leiria, mas no lançamento do martelo, Ruben Antunes, do Sporting, foi quinto classificado com a marca de 70,94 metros, o melhor do ano para o lançador de Paulo Reis.
Já André Pimenta, convocado de última hora, foi oitavo no comprimento. O atleta da Juventude Vidigalense, orientado também ele por Cátia Ferreira, saltou 7,40 metros.
Este sábado, Eliana Bandeira competirá às 19:10 horas na prova de lançamento do peso.
Já a lançadora de disco Irina Rodrigues entra em ação no domingo, pelas 18 horas portuguesas.
Também no domingo, Tsanko Arnaudov, que esta temporada passou a ser orientado por Paulo Reis, participa no lançamento do peso, pelas 18:35 horas.
A edição de 2002 dos Campeonatos Ibero-Americanos conta com a presença de 24 países: Andorra, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Espanha, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Honduras, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai, Venezuela e, como convidados especiais, a Ucrânia.
A prova é transmitida em direto na RTVE Play.
Foto: FPAtletismo