Trabalho, foco e talento levam David Silva ao Europeu de judo

Acompanhando o irmão mais velho, David Silva tinha quatro anos quando começou a aparecer nos treinos de judo do Grupo Desportivo de Santo Amaro, na Ortigosa. Longe estava de imaginar que um dia chegaria a uma grande competição internacional.

A verdade é que o treinador logo percebeu que o rapaz do Extremadouro, na Bajouca, tinha algo de especial.

“Sempre foi focado, percebia-se que gostava de fazer bem as coisas e era bastante competitivo: queria ser o primeiro”, conta Eric Domingues.

Os sorrisos, para David, não são fáceis. Costuma estar de cara fechada, sempre sério, e é essa atitude que leva “sempre” para os treinos.

“Quer treinar, treinar e treinar. É talentoso, extremamente trabalhador e focado”, explica o responsável, vencedor de várias medalhas em grandes competições internacionais de veteranos, como Europeus e Mundiais.

Aos 16 anos, “bom aluno” como é, consegue dividir a atenção entre a escola e os treinos bi-diários, esperava chegar à seleção nacional, conseguiu a medalha de bronze nas últimas duas edições dos Campeonatos Nacionais, mas “não estava no horizonte” garantir a qualificação para o Europeu de cadetes (-60 kg).

A verdade é que o sétimo lugar na Taça da Europa de Coimbra, onde ganhou três combates, inclusive a alguns dos melhores do Mundo do seu escalão etário, lhe valeu o passaporte para Porec, na Croácia, competição onde entrará em ação já esta quinta-feira.

No entanto, nesta vida de desportista nem tudo são rosas.

David Silva viaja para a competição a expensas próprias e, para que tal fosse possível, teve de contar com o apoio do Município de Leiria, da União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, bem como do Grupo Desportivo Santo Amaro e de algumas empresas para viabilizar a participação.

Para Eric Domingues, o facto de não englobar o lote de favoritos favorece o judoca, pois é na condição de outsider que se sente mais confortável. “Quando menos se espera faz uma surpresa.”

Por isso, tudo pode acontecer, até garantir a qualificação para o Europeu do próximo ano, que será em Portugal, ou até mesmo para o Mundial do Equador.

“Talentoso” e “fortíssimo na técnica Sode Tsuri Komi Goshi”, está apto a surpreender qualquer adversário.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário