Em Leiria, o desporto “é de todos e para todos”. É esse, de resto, o lema da Cidade Europeia do Desporto que, de 15 a 22 de novembro, vai receber o Europeu de andebol em cadeira de rodas.
Ora, a seleção nacional portuguesa já prepara o evento e é por isso que desta quinta-feira a domingo participa, em Lyon, França, num torneio com as congéneres de Espanha, França e Bélgica.
Entre os 12 convocados para representar Portugal estão três andebolistas da equipa da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria), ou não fosse a mais titulada equipa do andebol em cadeira de rodas nacional.
João Jerónimo, Maria Albertina Relvas e Marco Francisco foram os jogadores escolhidos por Danilo Ferreira.
O selecionador nacional olha para este torneio como uma oportunidade de conhecer a realidade de outras seleções, embora haja uma diferença considerável nas regras de participação do torneio, quando comparadas com as regras impostas pela Federação Europeia de Andebol, como irá acontecer no Europeu de Leiria.
“O objetivo que nós, enquanto seleção, temos em participar neste torneio é perceber como é que estes países se estão a organizar e ajudar a essa mesma organização. Na medida que neste torneio nós vamos jogar, segundo o que nós percebemos, sem classificação funcional, ou seja, as equipas podem jogar com os atletas que quiserem, desde que tenham deficiência. O que não acontece nos Europeus, onde já existe a classificação funcional e nós somos obrigados a cumprir os pontos máximos por equipa.”
Danilo Ferreira acredita que, ainda assim, poderá ser bom para estudar os futuros adversários de Portugal no evento de Leiria.
“É também perceber o que é que a Espanha, a França e a Bélgica fazem, porque está cada vez mais perto novembro, quando teremos o Europeu onde queremos ter uma boa prestação, como é lógico. Portugal tem estado sempre num bom nível, no andebol em cadeira de rodas e queremos manter essa tradição.”
A seleção nacional venceu quatro medalhas nas quatro edições de Campeonatos da Europa: três pratas (2015, 2016 e 2019) e um ouro, na edição d prova que se realizou no Pavilhão Desportivo Municipal dos Pousos, em Leiria (2018).
O melhor marcador em todos os Campeonatos da Europa é João Jerónimo (na foto), capitão da seleção das Quinas.