Auriol Dongmo “estava bem”, mas o lançamento que tanto queria “não saiu”

Auriol Dongmo terminou a final do lançamento do peso nos Campeonatos Mundiais de atletismo na quinta posição, com a marca de 19,68 metros.

A campeã mundial de pista coberta viu a segunda classificada em Belgrado, a norte-americana Chase Ealey lançar a 20,49 metros logo ao primeiro ensaio, e ninguém mais a superou.

A campeã mundial em Doha, a chinesa Lijiao Gong aproximou-se (20,39 metros) e a neerlandesa Jessica Schilder obteve um recorde nacional com 19,77 metros, a mesma marca que a canadiana Sarah Mitton conseguiu no último ensaio, “empurrando” Auriol Dongmo para o quinto lugar, que cumpriu uma série regular: 19,44 metros – 19,68 m – 19,38 m – nulo – 19,39 m – 19,54 m.

“Não vou dizer que foi uma final difícil”, disse a atleta no final da sua competição, “mas foi uma coisa que acontece no desporto”. “Eu estava bem, no aquecimento também estava bem, mas não consegui concretizar isso”.

Para a atleta radicada em Leiria desde 2017, cidade onde treina com Paulo Reis no Centro Nacional de Lançamento, não foi uma questão de nervos.

“Não tive ansiedade, tecnicamente eu não estava a funcionar bem. Às vezes não conseguimos explicar o que nos sucede”, referiu, afirmando que estava mais bem preparada na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado.

“Aqui também estava a sentir-me bem. No aquecimento fiz uma boa marca, mas não sei explicar o que aconteceu”.

Para a recordista nacional, agora “é tempo de pensar à frente, nos Europeus”, de 15 a 21 de junho, em Munique.

“Hoje foi um dia de muita luta, mas aquele lançamento que desejávamos não saiu”, prosseguiu Paulo Reis. Fica, ainda assim, “um excelente 5.º lugar numa grande final de lançamento do peso feminino”.

“Chegar ao alto rendimento foi uma grande luta e é um privilégio estar entre os melhores, por isso temos sempre motivos para agradecer e festejar.”

Irina Rodrigues é a próxima leiriense a entrar em ação, na madrugada de segunda (18) para terça-feira (19), às 1:10 horas portuguesas, na qualificação de lançamento do disco.

Evelise Veiga participa na qualificação do salto em comprimento às 20 horas portuguesas do próximo sábado, dia 23.

Foto: FPAtletismo

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário