Professor de Leiria distribui 1.200 discos e 100 manuais de ultimate frisbee em Cabo Verde

Divulgar e dar a conhecer os desportos de disco e promover a sua prática junto dos mais novos, nomeadamente além-fronteiras, tem sido um dos grandes desafios de José Amoroso desde que tomou contacto com a modalidade na Bélgica, em 2000.

Por isso, no início do mês de julho, o professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria visitou Cabo Verde para formar e capacitar os professores cabo-verdianos para o ensino dos desportos de disco, no âmbito do projeto Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas, port ele iniciado, em 2014.

“Esta visita permitiu capacitar aos professores de Cabo Verde lecionarem as diferentes modalidades de disco. Podemos oferecer os kits escolares, mas se não existir este acompanhamento e esta formação, o material facilmente fica parado. E o nosso grande objetivo é colocar todas as crianças e jovens a lançar disco”, explica José Amoroso, que esteve na Cidade da Praia entre os dias 6 e 9 de julho, numa iniciativa que contou com o apoio do Ministério da Educação de Cabo Verde e do Comité Olímpico Cabo-Verdiano.

“O ultimate frisbee e os desportos de disco têm características educativas relevantes no contexto da aprendizagem escolar. A modalidade é dos poucos desportos praticados sem árbitro, promovendo a autorregulação e conceitos ligados à Ética no desporto, fundamentais para um crescimento harmonioso e eclético por parte dos alunos”, salienta o professor da ESECS.

A visita a Cabo Verde realizou-se no âmbito do programa de desenvolvimento da World Flying Disc Federation (WFDF), do qual José Amoroso é membro da direção, com a entrega de 1.200 discos a 120 escolas, e a oferta de 100 manuais Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas, da autoria do docente do Politécnico de Leiria.

Antes, no final de junho, José Amoroso tinha estado em Brasília, para participar na primeira Semana Nacional de Ultimate Frisbee e Desportos com Disco e no III Seminário Internacional sobre Ultimate Frisbee, e ainda contactar com a CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

“A reunião promovida com a CBDU teve como propósito procurar que se realize o primeiro campeonato universitário no Brasil e possibilidade de fazer um campeonato pan-americano a nível das universidades da América do Sul. Abriu-se essa porta gigante.”

José Amoroso é autor do livro Programa Ultimate – Desportos de Disco nas Escolas” e do manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas, que já está disponível em inglês e vai também ser traduzido para croata, chinês, francês e checo, perspetivando-se a tradução para outros idiomas, nomeadamente finlandês.

É docente do curso de Desporto e Bem-Estar da ESECS e membro da direção da WFDF, desde dezembro de 2021, tendo já assumido o cargo de presidente da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, por onde passou entre 2017 e março de 2022. É também fundador dos LFO – Leiria Flying Objects, clube leiriense que se dedica ao ultimate frisbee.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário