Fenómeno da Ortigosa é ter pupilo e treinador em dois Mundiais de judo diferentes

O que David Silva e Eric Domingues estão prestes a conseguir pode muito bem ser insólito.

É pouco provável que atleta e treinador – que também é judoca – tenham alguma vez participado, no mesmo ano, em campeonatos do Mundo, mas esta dupla do Grupo Desportivo de Santo Amaro está prestes a concretizar tal feito.

Por estes dias foi vê-los aos dois a treinar forte, em conjunto, porque os próximos tempos prometem ser especiais para estes representantes do clube da Ortigosa.

É que se David Silva foi convocado pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a seleção nacional que participará no Campeonato do Mundo de Cadetes, Eric Domingues também está a preparar a presença num Mundial, mas de veteranos.

Nos últimos tempos, Eric foi (muito) mais do que o habitual treinador e conselheiro. Foi também colega nesta jornada dura de treinos bidiários.

Por motivos óbvios, é na participação de David Silva, rapaz de 16 anos do Estremadouro que recai a prioridade. Após um Europeu onde superou as expectativas, tem agora novo teste de máxima dificuldade, em Sarajevo.

O treinador sabe que tem um talento nas mãos, mas não esperava uma ascensão tão rápida, até porque sempre teve a preocupação de “não queimar etapas”.

“Começou com cinco anos e desde miúdo que se via que queria competir, mas está a atingir patamares que não esperávamos tão cedo. Está a crescer e trabalha muito. É muito forte fisicamente, empenhado e nunca se nega a treinar. Mentalmente muito forte, nunca se dá por derrotado”, explica o responsável, que aponta uma presença nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, como o grande objetivo.

O momento, histórico e inédito para o emblema da Ortigosa, realiza-se na capital da Bósnia-Herzegovina entre os dias 24 e 27 de agosto e o judoca do Grupo Desportivo de Santo Amaro, número 58 do ranking mundial, entra em ação na próxima quinta-feira, dia 25, numa categoria de -60 kg disputada por 47 atletas.

O objetivo, entende o treinador, passa por “ganhar o máximo de combates, cimentando a experiência internacional, não descurando a possibilidade de chegar o mais longe possível na competição”.

Já em Cracóvia, na Polónia, de 8 a 11 de setembro, Eric Domingues quer dar sequência aos grandes resultados que tem obtido nestas competições de veteranos.

No seu currículo soma três medalhas em Campeonatos do Mundo – duas de prata e uma de bronze -e três de bronze em europeus. Naturalmente (mais) um lugar no pódio é o objetivo.

Comentários

  • Delfina
    23 Agosto, 2022 @ at 20:14

    Muita sorte para os dois.
    Que tudo corra bem e.consigam atingir os vossos objetivos.

Adicione um Comentário