No ano em que Leiria ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, o concelho volta a ter na sua agenda uma meia-maratona. Para o vereador do Desporto, Carlos Palheira, o regresso da distância às estradas da região era absolutamente “incontornável”, pois além de promover hábitos de vida saudáveis, este evento também “dá a conhecer o território” e potencia o “turismo ativo”.
Com partida às 9:30 horas de 2 de outubro, a Meia Maratona de Leiria é organizada pela Native Warriors em parceria o Município e conta com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, Núcleo de Espeleologia de Leiria, Clube de Orientação do Centro, Juventude Vidigalense e Clube de Atletismo da Barreira.
A cerimónia de apresentação decorreu esta segunda-feira, no Leiria Shopping, momento em que estiveram presentes o padrinho e as duas madrinhas da prova. E se Raimundo Santos, o primeiro atleta olímpico do distrito de Leiria, presente nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, não prometeu fazer-se à estrada, já Odete Fiúza, a leiriense presente em sete Jogos Paralímpicos, garantiu que vai correr os 21,097 km da prova. Quanto a Mónica Rosa, que conquistou quatro medalhas de ouro em Europeus de corta-mato, marcará presença nos 10.000 metros.
É essa, de resto, uma das grandes “mais-valias” deste evento, pois providencia várias hipóteses de participação. Quem não está preparado para a meia-maratona poderá correr os 10 km. Se achar que mesmo assim é demais pode fazer a caminhada de 5 km. Há ainda a prova para os mais novos, na distância de 500 metros. Ou seja, “toda a família pode estar envolvida”.
Ora, o meia-maratona, com distância certificada pela Federação Portuguesa de Atletismo, vai arrancar do Largo 5 de Outubro, seguindo pela Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, Complexo Municipal de Piscinas, Ponte do Euro e Estrada da Estação, retornando na Rua D. Carlos I.
Regressará pelo mesmo trajeto até ao Estádio Municipal, passando novamente pelo Largo 5 de Outubro, Rua Tenente Valadim, Avenida Nossa Senhora de Fátima e seguindo na direção das Cortes, fazendo novo retorno a 500 metros da Quinta de São Venâncio. Passa posteriormente pela Rua Miguel Torga, Ponte dos Caniços, Rua de Tomar, Largo Afonso Zúquete e terminando no Largo 5 de Outubro.
O percurso é plano e a adesão tem sido grande. É, pois, esperada uma “massa humana espetacular”. Há prémios monetários para os primeiros classificados.
Pode inscrever-se aqui.