João Ferreira e David Monteiro levaram o Mini John Cooper Works à vitória na 34.ª Baja TT Sharish Gin, disputada na região de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, durante o fim de semana.
Foi a quarta vitória para a dupla que leva o símbolo de Leiria, Cidade Europeia do Desporto desenhado no chassis nas cinco provas disputadas na edição do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno deste ano.
O recém-coroado vencedor da Taça da Europa de Bajas aproveitou as penalizações sofridas pelos atuais detentores do título de campeões nacionais, Tiago Reis e Válter Cardoso (Toyota Hylux), por excesso de velocidade em troços controlados, para subir ao primeiro lugar.
“Ganhámos e o balanço é muito positivo. O Tiago foi mais rápido, mas sofreu uma penalização. Estes são pontos importantes para o nosso campeonato”, disse João Ferreira, quando faltam duas provas para terminar o campeonato: Baja TT Norte de Portugal e Baja Portalegre 500.
Depois da vitória no campeonato do Velho Continente e no Alentejo, João Ferreira está já de partida para África, onde vai participar no Rallye du Maroc 2022, aos comandos de um side by side Yamaha YXZ 1000R Rally Edition e tendo a seu lado o experiente navegador Filipe Palmeiro. “É uma oportunidade incrível de testar, uma vez mais, as dificuldades desta prova”, sublinha o piloto de 22 anos.
Também Paulo Rui Ferreira, pai de João Ferreira e piloto de todo-o-terreno, embarca na aventura, desta vez acompanhado por David Monteiro, o habitual navegador do filho na presente temporada.
O Rallye du Maroc é uma prova pontuável para o Campeonato de Mundo de Rally Raid, onde estarão presentes os maiores nomes do todo-o-terreno mundial e tem início no dia 1 de Outubro.
Seguem-se cinco dias de competição com partida e chegada a Agadir, com um total de 1506 km disputados ao cronometro e uma distância percorrida superior a 2300 km.