É logo em dose dupla que Portugal entra em competição, esta sexta-feira, no Campeonato do Mundo e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas.
Na histórica primeira edição da prova, que se disputa em Leiria, eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2022, a seleção nacional entra em campo às 10 horas, frente aos Países Baixos, seguindo-se, quatro horas depois, o desafio com a Roménia.
Nesta fase preliminar, os jogos de Portugal realizam-se sempre no Pavilhão Desportivo Municipal dos Pousos, sobrando para sábado, às 12 horas, o encontro com a Índia.
O selecionador nacional está confiante para este primeiro dia da competição. Danilo Ferreira acredita que o trabalho feito ao longo dos anos deixa Portugal absolutamente preparado para a competição.
“Nós conhecemos a seleção dos Países Baixos, sabemos que tem atletas grandes, que defende um 6:0 muito fechado, que não gosta muito de recuperar. Como são pesados têm alguma dificuldade nas transições, sejam ofensivas, sejam defensivas. Por isso, vamos marcar um ritmo elevado de jogo e, se conseguirmos, podemos começar a resolver os nossos problemas. É sempre importante obter uma vitória no primeiro jogo neste tipo de competições.”
Já para os restantes jogos da fase preliminar, o responsável admite alguma falta de conhecimento.
“Sobre a Roménia sabemos pouco, só tivemos possibilidade de observá-los em jogo no último torneio na Croácia e não sabemos como é que estão. Quanto à Índia, nunca vimos qualquer jogo, portanto, temos aqui um desafio que é tentar acompanhar o primeiro jogo deles nesta competição, para depois analisarmos ao detalhe o jogo, aquilo que são capazes de fazer em campo e as suas lacunas, para que fiquemos perto de terminar esta fase em pleno.”
A seleção nacional, que integra cinco jogadores da APD Leiria após a lesão de Marco Francisco (João Jerónimo, Nuno Nogueira, Maria Albertina Relvas, Iderlindo Gomes e João Pedro) tem no palmarés a vitória na Taça da Europa disputada, precisamente em Leiria, em 2018.