Mundial de andebol em cadeira de rodas arranca em Leiria com Portugal a somar vitórias

A histórica primeira edição do Campeonato do Mundo e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas arrancou esta sexta-feira, em Leiria, com o início dos 25 jogos que, até domingo, vão opor os nove países presentes – Portugal, Espanha, Roménia, Hungria, Noruega, Países Baixos, Croácia, Paquistão e Índia.

As partidas realizam-se nos pavilhões do Lis, nas Cortes, e dos Pousos, e foi precisamente neste último que decorreu, esta manhã, a cerimónia de abertura. O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou ser esta uma competição em que, “independentemente dos resultados, apenas existem vencedores”, acrescentando que todos os participantes são “campeões da vida, da resiliência, da superação e da esperança”.

Gonçalo Lopes salientou ainda o “enorme estímulo” que é para Leiria o facto de ter sido escolhida para acolher uma competição desta importância, até porque ratifica as “estratégias de criação de condições que garantam o acesso à prática desportiva a toda a população, independentemente da condição” implementadas pelo Município.

Já Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal, e o checo Frantisek Taborsky, representante das federações internacional e europeia de andebol, agradeceram a receção a Leiria e desejaram boa sorte a todos os intervenientes nesta edição inaugural da competição.

Depois, foi a vez de a bola rolar e Portugal não podia ter começado melhor esta competição onde, não nega, quer conquistar o título mundial. Logo a abrir a competição, derrotou a congénere dos Países Baixos, por 20-10, tendo Iderlindo Gomes, jogador da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria), sido considerado o atleta mais valioso do encontro.

O mesmo reconhecimento foi atribuído no segundo encontro a João Jerónimo, colega de equipa e de seleção. Portugal bateu a Roménia, por 21-10, e ficou muito perto de garantir um lugar nas meias-finais. A fase de grupos termina amanhã, às 12 horas, com a seleção nacional, orientada por Danilo Ferreira, a defrontar a Índia.

Na seleção nacional presente no Campeonato do Mundo e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas estão cinco jogadores da APD Leiria (Iderlindo Gomes, João Jerónimo, Nuno Nogueira, João Pedro e Maria Albertina Relvas). A final da competição está marcada para as 17:30 horas de domingo, no pavilhão dos Pousos.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário