Caíram 20 recordes durante o Campeonato Nacional de Piscina Curta, em Leiria

Foram três dias de competição ao mais alto nível, aqueles que, a 9, 10 e 11 de dezembro decorreram no Complexo Municipal de Piscinas de Leiria. Num Campeonato Nacional de Piscina Curta disputado por 454 dos melhores nadadores do país, seis deles olímpicos, o rescaldo não podia ser mais impressionante.

E se no ano passado, nesta mesma prova e neste mesmo local, foram batidos 18 recordes nacionais, desta vez caiu um total de 20 máximos de Portugal, sendo 11 deles absolutos e nove de natação adaptada.

As bancadas estiveram sempre cheias, com as famílias a incentivar os atletas à procura daquele momento de superação. Entre os vários atletas de primeira água presentes, o destaque vai para Diogo Ribeiro.

O nadador do Benfica, que em setembro conquistou três medalhas de ouro no Mundial de juniores, no Peru, bateu por duas vezes o recorde nacional dos 100 metros livres, tornando-se no primeiro português a superar a marca dos 47 segundos.

Claro que já ambicionava estar marcas. Não podia ter pedido um melhor recomeço da época”, disse Diogo Ribeiro, enfatizando as condições que considera ser essenciais para o sucesso.

No que depender de mim, se me deixarem, vou ser livre psicologicamente, uma área que é a mais importante para um atleta. Não devemos colocar uma grande pressão sobre os atletas. Se fizemos um caminho até a um bom resultado de forma livre e se o fizemos bem, penso que devemos continuar livres porque vamos continuar o bom trabalho.”

O nadador olímpico Gabriel Lopes foi outro dos que esteve em destaque, ao somar seis medalhas de ouro e dois recordes nacionais (100 costas e 400 estilos). “Estes campeonatos correram muito bem, não dava para pedir muito mais. O trabalho que temos realizado este ano tem vindo a ser muito consistente e isso tem aparecido naturalmente. Os resultados são reflexo dos treinos que fazemos.”

Miguel Nascimento (50 livres), Ana Pinho Rodrigues (50 bruços), Mariana Cunha (100 estilos) e as estafetas 4×50 livres, 4×100 livres e 4×50 estilos do Benfica, e 4×100 estilos do Sporting são os novos recordistas nacionais, numa prova onde se destacou Ariana Carapinha, do Bairro dos Anjos, que conquistou uma medalha de ouro (50 costas), uma de prata (100 costas) e outra de bronze (200 estilos) na competição júnior.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário