Leiria e os leirienses estiveram em grande destaque na 26.ª edição da Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e que decorreu esta quarta-feira, no Casino Estoril.
A lançadora do peso Auriol Dongmo, radicada na cidade desde 2017, foi distinguida, a par do canoísta Fernando Pimenta, como atleta do ano de 2022.
Já a seleção nacional de andebol em cadeira de rodas, composta por seis atletas da equipa da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria), venceu o galardão destinado ao desporto adaptado após ter sido campeã europeia e mundial no final do ano passado, numa competição que decorreu e emocionou Leiria.
A pupila de Paulo Reis, que diariamente treina no Centro Nacional de Lançamentos, venceu o prémio após um ano em que foi campeã do mundo em pista coberta e medalha de prata nos Europeus ao ar livre. As restantes finalistas eram Teresa Portela (canoagem), Maria Martins (ciclismo), Joana Santos (judo) e Marta Paço (surf).
Já a seleção nacional de andebol em cadeira de rodas, dirigida por Danilo Ferreira e onde tiveram lugar os leirienses João Jerónimo, João Pedro, Iderlindo Gomes, Maria Albertina Relvas, Nuno Nogueira e Marco Francisco, teve como concorrentes Miguel Monteiro (atletismo), Norberto Mourão (canoagem), Hugo Passos (lutas amadoras) e Camilo Abdula (surf).
No prémio de atleta do ano, Fernando Pimenta superiorou-se a Pedro Pichardo (triplo salto), Neemias Queta (basquetebol), Zicky Té (futsal) e Gustavo Ribeiro (skate).
O treinador do ano foi Jorge Braz, bicampeão europeu pela seleção nacional de futsal, enquanto o nadador Diogo Ribeiro, campeão mundial de juniores em 50 metros livres, 50 e 100 metros mariposa, levou para casa o prémio de jovem promessa do ano. A equipa sénior de trampolim masculino, campeã mundial e vice-campeã da Europa, arrebatou o prémio de melhor equipa.
O galardão Alto Prestígio da CDP foi entregue ao futebolista Cristiano Ronaldo e o troféu de Ética Desportiva, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), foi para Luís Miguel Marta, diretor técnico de desporto adaptado no Sporting de Braga e professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, na cidade de Braga.