“Porque elas merecem” e “porque o papel das mulheres nos desportos de combate ainda não é devidamente reconhecido”, uma gala exclusivamente feminina de kickboxing e muaythai vai realizar-se este sábado, dia 4 de fevereiro, na Boa Vista. O espetáculo, inovador na região, vai realizar-se na sede do Lis Tiger Club e promete ser inolvidável.
Serão 24 raparigas, “focadas e talentosas”, oriundas de vários pontos do País, a participar na Gala New Talents Arrive V. Para João Pedro Severino, do clube organizador, servirá como homenagem a todas as mulheres que insistem em não largar as modalidades de combate, apesar das dificuldades e do preconceito que ainda subsistem.
Por isso, nada melhor do que promover o desporto no feminino. “A treinar são menos do que os homens, mas são muito mais empenhadas. Temos de as dignificar. Algumas desistem, porque há namorados que não aceitam, mas teremos pelo menos duas mulheres casadas e com filhos a jogar”, sublinha o responsável.
João Pedro Severino realça ainda o facto de a esmagadora maioria dos 130 títulos nacionais conquistados pelo Lis Tiger Club ter sido alcançado por mulheres que, perseverantes, “insistem em ter uma carreira desportiva na modalidade”.
O espetáculo promete e o leitor está desde já convidado. Os 12 combates iniciam-se às 19 horas e os responsáveis esperam casa cheia, com a presença de quatro centenas de espetadores. Serão disputados títulos nacionais, além de combates entre novos talentos emergentes.
Foto: Alex Major