O encontro entre Portugal e França, a contar para a primeira edição da Liga das Nações Feminina, vai realizar-se no Estádio Municipal de Leiria, no próximo dia 5 de dezembro, precisamente no ano em se que comemora o 20.ª aniversário da remodelação do recinto para o Euro’2004. Os bilhetes já estão à venda aqui.
E vai ser uma festa, pois as grandes craques do futebol português integram a convocatória de Francisco Neto, divulgada esta quinta-feira, para os desafios frente à Noruega e às gaulesas, referentes à penúltima e última jornadas da fase de grupos da Liga das Nações.
O selecionador nacional disse que o objetivo da equipa “é o mesmo desde o início, a manutenção na primeira divisão da prova. Já não conseguimos ir à final four, mas o primeiro objetivo ainda é possível. As jogadoras estão motivadas sempre que estão no espaço da seleção”, assegurou o técnico.
Ver esta publicação no Instagram
“Todos os jogos têm de ser encarados como finais. É isso que passamos às jogadoras. Infelizmente, a última jornada não nos correu como esperávamos. Na posição em que estamos, terceiro lugar, não podemos esconder a importância de um jogo com um adversário direto, para que possamos depender só de nós no último jogo, é isso que queremos”, disse o selecionador.
Inserido no Grupo 2 da Liga A, Portugal jogará primeiro fora de casa, em Oslo, no dia 1 de dezembro (18h00 de Portugal continental), e defrontará as gaulesas em Leiria quatro dias depois, no dia 5 de dezembro (18h15).
A Equipa das Quinas ocupa o terceiro lugar, com três pontos, depois de ter vencido a Noruega (3-2) e ter perdido frente a França (2-0) e Áustria (por 2-1, duas vezes). A França lidera o grupo, com 12 pontos, a Áustria encontra-se na segunda posição, com sete, e a Noruega é a última colocada, com dois pontos.
O primeiro classificado qualifica-se para a final four da competição, o segundo mantém-se na Liga A, o terceiro joga um ‘play-off’ de manutenção na Liga A e o último desce à Liga B.
A concentração de Portugal está marcada para a próxima segunda-feira, 27 de novembro, às 12h00, na Cidade do Futebol, e a comitiva nacional viajará para Oslo na manhã de quarta-feira.
Eis a lista de convocadas:
Guarda-redes: Inês Pereira (Servette FC), Patrícia Morais (SC Braga) e Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks).
Defesas: Ágata Pimenta (FC Fleury 91), Ana Borges (Sporting CP), Ana Seiça (SL Benfica), Carole Costa (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilha FC), Joana Marchão (Servette FC) e Lúcia Alves (SL Benfica)
Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Norton (SL Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (SL Benfica), Dolores Silva (SC Braga), Fátima Pinto (Sporting CP), Kika Nazareth (SL Benfica), Joana Martins (Sporting CP) e Tatiana Pinto (Brighton & Hove Albion FC).
Avançadas: Ana Capeta (Sporting CP), Ana Dias (Zenit), Carolina Mendes (SC Braga), Jéssica Silva (SL Benfica) e Telma Encarnação (CS Marítimo).