As emoções da final four da Allianz Cup andam de mãos dadas com a responsabilidade ambiental. A grande festa do futebol profissional foi campo, esta quinta-feira, de uma ação de sensibilização para o correto descarte dos resíduos provenientes de produtos de tabaco, concretamente, as beatas.
Numa parceria com a Tabaqueira, diversos voluntários participaram na iniciativa “A final four não é um cinzeiro” e mobilizaram-se na recolha destes resíduos que, por serem de reduzidas dimensões, escapam facilmente às operações de limpeza que se seguem aos espetáculos desportivos. Ao longo de toda a competição foram distribuídos cinzeiros portáteis e foi partilhada a importância do correto descarte destes resíduos junto dos participantes.
Essa realidade ficou evidente na iniciativa que decorreu nas imediações do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. O caminho que continuará a ser percorrido na sensibilização ambiental dos cidadãos, procurando motivar a alteração de comportamentos no combate ao descarte incorreto de beatas, conta com novos agentes ativos como a Fundação do Futebol – Liga Portugal que acompanhará esta causa, para que o Futebol Profissional seja, também neste campo, um fator de mudança da sociedade.
“Não é por acaso que aqui estamos. É porque todos os dias estamos a tentar mudar o mundo e educar uma sociedade sustentável, que deixe a quem vem a seguir um mundo melhor do que aquele que encontrou”, declarou Filipe Pais, secretário-geral da Fundação do Futebol – Liga Portugal.
“A final four é um ecoevento e esta é uma ação à qual temos todo o gosto em estar associados: o lugar das beatas não é no chão, é no lixo. Se todos contribuirmos um bocadinho, de certeza teremos um mundo melhor”, afirmou Nélson Pereira, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal.
“Somos uma das populações mais ativas do país, em termos de prática de atividade física, temos acima de 60%, portanto, são pessoas que, naturalmente, já são ativas e predispostas a ser saudáveis. Estas iniciativas são ótimas, até para trazer todos aqueles que ainda não estão neste ecossistema. Então, o que pretendemos é mesmo isso, que as pessoas se juntem a causas que são saudáveis, sustentáveis, para que possamos construir uma sociedade melhor e com mais futuro”, afirmou Carlos Palheira, vereador da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro do Desporto.
“Esta é uma ação importantíssima na lógica da educação ambiental. Para nós, é muito importante que estes grandes eventos tenham também esta forte componente de sustentabilidade, que neste caso é espelhada também na participação das crianças que estão connosco nesta ação, para que depois sejam elas, em casa, os promotores destas boas práticas, do comportamento e da educação que queremos para as gerações mais novas, para que isso se reflita no futuro”, comentou Luís Lopes, vereador da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro do Ambiente.
“A Tabaqueira continua focada na sensibilização da população para o correto descarte dos resíduos provenientes de produtos de tabaco, neste caso em concreto, as beatas. É para nós um grande orgulho contar, nesta missão, com parceiros institucionais que nos permitem sensibilizar milhares de cidadãos em vários pontos do país, e que trabalham, tal como nós, em prol de um futuro melhor”, referiu Rui Minhós, Diretor de Assuntos Institucionais da Tabaqueira.