Numa prova de desporto motorizado, seja no karting, nos ralis ou em monolugares, é o cronómetro que define o vencedor. Quem ganha é aquele que leva a máquina aos limites, arrisca mais, apresenta um kit de unhas mais completo e consegue ser mais rápido do que a concorrência.
Há anos que tem sido assim, até aparecer o Leiria Festival Rallye. Como há sempre espaço para inovar, o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) resolveu avançar para uma prova disruptiva. Como assim?
Em vez de serem os ponteiros a ditar as regras, são os espectadores a decidir quem mais gostaram de ver nos troços, em resultado da espetacularidade na condução dos seus carros, nalgumas das mais míticas especiais de asfalto do país.
“Na Europa já começaram a aparecer festivais destes, mas a nossa é mais radical. O tempo não conta mesmo, é uma filosofia nova, dedicada aos carros e aos pilotos mais antigos, que querem. acima de tudo. divertir-se e dar espetáculo sem terem a pressão da competição”, sublinha Pedro Alves, presidente do NDML.
O clube organizador decidiu que o vencedor do troféu da Equipa Mais Espetacular será determinado pelos votos depositados na página de Facebook do NDML. Na sua quarta edição, o Leiria Festival Rallye confirma ser de nível internacional, apresentando uma lista de concorrentes que dobra a do ano passado, com quase sete dezenas de equipas inscritas, 40% das quais são estrangeiras.
O evento espetáculo que vai animar a região Centro de Portugal no próximo fim de semana encerra a temporada num grande convívio dos concorrentes com o apaixonado público, com um ambiente ímpar, que alia festa e competição motorizada, em modo rallye legend.
Todos os pilotos, sem exceção, tudo farão por superar os 330 km de extensão, com cerca de 105 km de especiais e troços criteriosamente selecionados, aplicando a sua melhor técnica para potenciar a velocidade dos bem preparados carros e assim colher a preferência do exigente júri, que é o atento e apaixonado público.
Esses fatores conjugados, fazem crescer a popularidade do Leiria Festival Rallye e chamam, a cada ano, um maior número de pilotos internacionais para competir com os portugueses. O crescendo de vizinhos espanhóis é um fator de aliciamento para pilotos estrangeiros de outros países, como acontece este ano, a simpática presença de um irlandês e de um belga.
PROGRAMA:
07 Dezembro (quinta-feira):
Verificações Administrativas e Técnicas – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria
SHAKEDOWN – Kartódromo Internacional de Leiria
08 Dezembro (sexta-feira)
14:30 – Partida de Leiria – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa
15:00 – Bidoeira 1 (19,80km)
15:40 – Assistência em Leiria – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa
17:00 – Bidoeira 2 (19,80km)
17:40 – Assistência em Leiria – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa
21:30 – Super Especial – Kartódromo Internacional de Leiria (2,40km)
22:00 – Parque Fechado em Leiria – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa
09 Dezembro (sábado)
09:00 – Partida de Leiria – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa
09:40 – São Pedro de Moel 1 (20,20km)
10:30 – Reagrupamento – junto ao Farol de São Pedro de Moel
11:30 – São Pedro de Moel 2 (20,20km)
12:30 – Assistência em Leiria – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa
15:10 – Leiria 1 (4,50km)
15:45 – Milagres 1 (6,50km)
16:05 – Assistência em Leiria – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa
16:40 – Leiria 2 (4,50km)
17:15 – Milagres 2 (6,50km)
17:50 – Final do Rallye – junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa