Campo de treinos da NBA arranca esta terça-feira em Leiria

Como um bom clássico, estão sempre na moda, passe o tempo que passar. Afinal, quem não gosta de um bom afundanço, uma abafo monumental ou uma assistência espetacular?

As noitadas para assistir aos jogos da NBA são daquelas atividades que transitam de geração em geração. Na melhor liga de basquetebol do mundo, no final do século passado, as preferências dos portugueses dividiam-se entre Magic Johnson, Larry Bird e Michael Jordan, os Lakers, os Celtics e os Bulls.

No início do novo milénio, as atenções passaram a estar sobre Kobe Bryant, Shaquille O’Neal e Tim Duncan. Agora, as preferências vão para Giannis Antetokounmpo, Nikola Jokic e LeBron James, ainda que no último par de anos tenha surgido um português que reforçou o interesse na competição, de seu nome Neemias Queta, atual jogador dos Boston Celtics.

​No concelho, a modalidade continua acrescer. É praticada na União de Leiria, no Clube de Basquetebol de Leiria e no Basket Clube do Lis, mas a paixão é mais lata. Basta passar pelo Parque do Avião e ver a rapaziada, federada ou não, a jogar sem parar. E vão ter nesta iniciativa uma oportunidade de crescer. Todos gostavam de ter a oportunidade que Neemias teve, mas não é fácil.

“Associarmo-nos a uma marca como a NBA é importantíssimo para Leiria que tem dimensão e capacidade para receber o evento. Esta será uma experiência diferente, com uma qualidade diferente e todos teremos a aprender com ela, desde treinadores a jogadores”, considerou Pedro Brilhante, presidente da Associação de Basquetebol de Leiria, parceira da organização.

A distância é grande, a realidade muito diferente e o sonho de uma experiência na elite das elites é improvável. Ora, para dar a conhecer a realidade do processo de treino, a NBA resolveu aproximar-se deste cantinho do outro lado do Atlântico e lançou o programa NBA Basketball School que, de 23 a 25 de julho chega a Leiria.

É verdade! Esta rede de programas de desenvolvimento de basquetebol aberta a jogadores masculinos e femininos com idades entre 6 e 18 anos, já chegou a 16 países e não se concentra apenas no desenvolvimento de habilidades, mas também promove valores positivos da NBA, como integridade, respeito, trabalho de equipa e inovação.

A missão da NBA Basketball School, que em Leiria se vai realizar no Pavilhão Desportivo Municipal dos Pousos, é inspirar jovens atletas e proporcionar uma oportunidade única de desenvolvimento através da exposição a treinadores consagrados com técnicas de treino comprovadas.

“Espero que os jovens aproveitem esta oportunidade para melhorar do ponto de vista técnico, mas também desenvolver círculos de amizade, respeito e camaradagem”, salientou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, Carlos Palheira.

Com o conhecimento de treinadores da NBA, ex-jogadores da NBA e especialistas em desenvolvimento de jogadores, a NBA Basketball School Portugal desenvolveu um currículo abrangente aprovado pela NBA, ministrado por treinadores aprovados pela NBA, com treinos no campo, exercícios de força e condicionamento físico e educação de basquetebol para jovens atletas entre os 6 e os 18 anos interessados em jogar basquetebol.

Os atletas podem participar durante a manhã, a tarde ou durante todo o dia. A inscrição custa 175 e 295 euros. Cada basquetebolista receberá um kit com uma camisola, uns calções de jogo e uma bola.

Saiba mais aqui.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário