Não houve quem conseguisse derrotar Auriol Dongmo e a portuguesa revalidou, esta sexta-feira, o título europeu em pista coberta no lançamento do peso. Em Istambul, na Turquia, a lançadora portuguesa liderou o concurso desde o início e conquistou a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva.
A atleta por Paulo Reis desde 2017, ano em que chegou a Portugal e se radicou em Leiria, começou a prova com um lançamento a 19,63 metros, deixando as restantes concorrentes a larga distância.
Ao terceiro lançamento, Auriol Dongmo, que treina diariamente no Centro Nacional de Lançamentos, chegou aos 19,76 metros, a melhor marca europeia do ano por larga margem. Já não melhorou, mas venceu tranquilamente a alemã Sara Gambetta (18,83 metro), sem ver o triunfo ser posto em causa.
“Tinha muita pressão em cima. A minha época tem sido muito difícil e tinha essa responsabilidade de defender o título. No decorrer da semana passada, houve um treino que me deixou mais confiante e foi com esse pensamento que eu continuei. Lançamentos acima de 19,50 dão muita motivação e eu queria muito, na minha cabeça, chegar aos 20 metros. É aí que eu sinto que tenho de estar”, respondeu Auriol Dongmo, fechando a época “muito feliz e satisfeita com o que fiz, sabendo que tinha uma grande responsabilidade”.
A atleta do Sporting dá-se bem em competições indoor, sendo também a atual campeã mundial em pista coberta. Desde que treina com o treinador de Leiria já evoluiu mais de dois metros. Atualmente, tem como máximo pessoal 20,43 metros.