A lançadora do peso portuguesa Auriol Dongmo, radicada em Leiria desde 2017, renovou contrato com o Sporting e anunciou o regresso às competições em janeiro, após mais de um ano de ausência das pistas por lesão.
Auriol Dongmo fraturou uma perna em finais de 2023 e falhou toda a época de 2024, nomeadamente os Jogos Olímpicos de Paris deste ano.
“A recuperação está a correr bem. Ainda sinto alguma dor perto do tendão de Aquiles, mas estou bem a 95 por cento. Vou continuar a trabalhar e a dar o meu melhor para voltar em grande”, disse a atleta de 34 anos, em declarações divulgadas pelo clube.
A atleta, nascida nos Camarões e naturalizada portuguesa em 2020, elogiou o apoio do Sporting: “É sempre algo mais. Vai dar vontade de trabalhar mais e dar vontade de continuar a dar tudo o que posso para oferecer o melhor ao clube nas competições”.
“Desde que cheguei, o Sporting CP sempre me apoiou. Lembro-me que em 2017 não pude logo competir pelo Clube, que esteve sempre atrás de mim, a apoiar-me. Tive também algumas lesões, alguns problemas pessoais e o Sporting CP esteve sempre atrás, esteve sempre lá para me apoiar e nunca me deixou para trás. Nunca”, enfatizou
Dongmo,que é orientada pelo leiriense Paulo Reis, com quem treina diariamente no Centro Nacional de Lançamentos, tem sido elemento essencial no sucesso coletivo da equipa feminina de atletismo e na seleção nacional lusa é das atletas de maior palmarés nos últimos anos, destacando-se o título mundial de pista curta em 2022 e a prata nos Campeonatos da Europa do mesmo ano.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, disputados em 2021, ficou à beira do pódio, ocupando o quarto lugar final.