Auriol, Eliana e Evelise: três atletas representam Leiria nos Europeus de pista coberta

Os Europeus de pista coberta, em atletismo, realizam-se de 2 a 5 de março, em Istambul, e dos 22 atletas chamados para representar Portugal na competição, três, todas mulheres, residem em Leiria: Auriol Dongmo, Eliana Bandeira e Evelise Veiga

Para começar, Auriol Dongmo. Natural dos Camarões, radicada na cidade desde 2017 e atleta do Sporting, vai defender o título do Velho Continente que conquistou em 2021. A lançadora de peso, orientada por Paulo Reis, treinador leiriense que também integra a comitiva, é, entre as participantes, a que detém o melhor recorde pessoal (20,43 metros) e aquela com a segunda melhor marca da temporada (19,24 metros).

Na prova, cuja qualificação para a final se realiza na próxima quinta-feira, pelas 17:40 horas portuguesas a também campeã mundial indoor, de 33 anos, que diariamente treina do Centro Nacional de Lançamentos, terá como principal rival na luta pelo ouro Jessica Schilder, de 22 anos, aquela que detém o segundo melhor registo pessoal (20,24 metros) e a melhor marca do ano entre as concorrentes (19,25 metros).

Auriol Dongmo é candidata à conquista de medalhas

Em 2022, a neerlandesa foi campeã europeia ao ar livre – Auriol foi segunda classificada – e medalha de bronze nos Mundiais indoor e ao ar livre.

Para a mesma prova, cuja final será disputada  na sexta-feira, 3 de março, às 17:53 horas portuguesas, também Eliana Bandeira foi chamada, fruto do recorde pessoal (17,97 metros) alcançado no passado fim de semana, em Pombal, nos Campeonatos de Portugal de pista coberta.

A atleta de 26 anos, do Benfica, é orientada desde o início da temporada por Vladimir Zintchenko. Tem origem brasileira, reside em Leiria desde 2015 e estreia-se nesta grande competição internacional. Apresenta a nona melhor marca do ano entre as 16 competidoras ao lançamento do peso.

Eliana Bandeira estreia-se em grandes competições internacionais

No salto em comprimento, Evelise Veiga, que tem como recorde pessoal 6,74 metros e 6,50 metros como máximo da tempo, também se estreia em Europeus indoor, apesar de ter no currículo a participação nuns Jogos Olímpicos e em dois Mundiais e em dois Europeus ao ar livre.

A atleta orientada por Cátia Ferreira, nascida em Cabo Verde há 26 anos e formada na Juventude Vidigalense, apresenta o 14.º melhor registo da temporada entre as concorrentes. Vai disputar a qualificação no sábado, 4 de março, às 8:10 horas portuguesas. A final será no domingo, dia 5, às 16:50 horas.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário