O Hammerstein Ballroom, em Manhattan, foi o palco da 19.ª edição do Red Bull BC One – a maior competição 1×1 de breaking do mundo. Este regresso a Nova Iorque (a última visita tinha acontecido em 2009) prestou tributo às origens do break e do hip hop e foi o ponto alto de uma dinâmica que contou com 60 eventos de qualificação, realizados em 30 países, incluindo Portugal.
Para os 22 wildcards pré-selecionados a garantia da presença no palco da grande final era à partida um dado adquirido. Sobravam apenas dez vagas que foram disputadas no Last Chance Cypher. Foi aqui que começou a jornada dos nossos representantes, os campeões nacionais B-Girl Vanessa e B-Boy Deeogo.
Vanessa, a mais relevante e internacional atleta portuguesa da modalidade, seguiu em frente e fez história, enquanto Deeogo foi eliminado.
“Consegui cumprir o meu principal objetivo para este ano – chegar ao top 8 do Red Bull BC One. Isto tem um grande significado para mim. Lutei por isso nos últimos quatro anos e valeu a pena! Além da competição, aprendi muito sobre mim e sobre a vida”, disse Vanessa Marina, de 30 anos.
Esta foi a primeira vez que uma B-Girl nacional conseguiu alcançar o palco da final mundial da competição, de onde saíram vencedores o B-Boy Victor (EUA) e a B-Girl India (Países Baixos).
Toda a ação desta final mundial pode ser revista aqui.