Baja Aragón é palco para novos projetos de João Ferreira e Ricardo Porém

A mítica Baja Aragón, uma das provas mais prestigiadas da Taça do Mundo FIA de Bajas, volta a ter presença forte de Leiria. João Ferreira e Ricardo Porém partem para Espanha com ambições distintas, mas com o mesmo ponto de partida: a região que os viu crescer como pilotos.

João Ferreira estreia-se internacionalmente com a Toyota Gazoo Racing South Africa, ao volante da potente Hilux T1+ EVO. A competir com o apoio técnico da consagrada SVR Racing — estrutura responsável por múltiplas vitórias no Dakar e títulos no W2RC —, o jovem leiriense de 25 anos prepara-se para enfrentar um pelotão de luxo, onde figuram nomes como Nasser Al Attiyah e Nani Roma.

“Esta será a minha estreia internacional com a Toyota e não podia estar mais motivado”, assume João Ferreira. “A Baja Aragón é uma prova histórica, muito competitiva e com terreno exigente, ideal para continuarmos a evolução com a Hilux T1+. Numa prova onde já conto com várias participações e que, curiosamente, nunca venci, o objetivo passa por demonstrar que estamos a fazer uma boa adaptação ao carro, mostrar um bom ritmo competitivo, ganhar confiança com o carro e toda a equipa e lutar por um bom resultado frente a adversários de grande nível.”

Navegado por Filipe Palmeiro, João Ferreira acredita que a preparação feita em Portugal foi decisiva para chegar a Espanha com maior confiança: “Os três dias de testes que tivemos em Portugal vieram demonstrar algum progresso face ao primeiro contacto que tivemos com o carro na África do Sul e isso deixa-me confiante para uma boa Baja Aragón.”

Também Ricardo Porém regressa à Baja Aragón, mas com um significado especial. Estará ao volante do Kaizen, o novo protótipo de rally raid inteiramente concebido e produzido em Leiria. A participação marca a estreia internacional da viatura nacional e representa meses de desenvolvimento técnico liderado por Henrique Silva e pela estrutura da Cattiva Sport.

O Kaizen é criado em Leiria

“Esta participação representa muito mais do que uma corrida. É a validação prática de meses intensos de trabalho de engenharia e desenvolvimento em Portugal. Sabemos que estamos ainda numa fase inicial, mas acreditamos nas capacidades do Kaizen e queremos mostrar que é possível fazer carros de rally raid fiáveis e competitivos em território nacional”, afirma o piloto.

Com Nuno Sousa como navegador, Ricardo Porém define o foco: terminar a prova, testar o carro em condições reais e mostrar que há um caminho sólido a seguir. “Quero agradecer naturalmente ao Henrique Silva e à Cattiva Sport pela confiança que depositaram em mim para estar ao volante do carro na estreia competitiva e nos testes prévios. Será com orgulho que levo o nome de Leiria e das suas gentes e empresas a este tão magnífico palco.”

A Baja Aragón disputa-se entre sexta-feira e domingo, com o centro nevrálgico instalado em Teruel. Estão previstas três etapas cronometradas, num total de mais de 460 quilómetros, num percurso técnico e variado que colocará à prova máquinas, pilotos e equipas.

Mais do que competir, João e Ricardo carregam, cada um à sua maneira, a identidade de uma região onde o desporto motorizado continua a ter nomes e projetos que fazem caminho — com ambição, engenho e raízes bem firmes em Leiria.

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