Basquetebol da APD Leiria joga final four da Taça de Portugal em casa e pede apoio à cidade

A final four da Taça de Portugal de basquetebol em cadeira de rodas joga-se no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de Maio, no Pavilhão do Lis, Cortes, e conta com uma equipa leiriense a lutar pela vitória. O recinto, inaugurado há dois anos, foi o primeiro do país concebido a pensar nas necessidades específicas dos atletas com deficiência e é precisamente por isso que a estrutura foi escolhida para este momento tão importante.

A jogar em casa, a delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria), quer somar o terceiro troféu para igualar o número de campeonatos nacionais que já conquistou.

“As expectativas são as melhores. Estamos confiantes. Sabemos que vamos apanhar uma equipa que a detentora da Taça de Portugal e também campeã nacional, mas jogamos taco a taco. Umas vezes pende para nós, outras para eles. A tarefa não será fácil, mas tudo faremos para que o troféu fique em Leiria.”, sublinha Luís Ramos, o treinador da equipa.

No sábado realizam-se as meias-finais. O primeiro encontro opõe a anfitriã APD Leiria ao detentor do troféu BC Gaia/Hospital de Santa Maria – Porto, pelas 15 horas. A seguir, às 17 horas, o segundo embate coloca a APD Braga frente à APD Sintra. Para domingo, às 15 horas, está reservada a grande final, com transmissão em direto aqui.

Luís Ramos exorta os leirienses a marcar presença nos jogos e a apoiar a equipa que tantos títulos tem somado no basquetebol, mas também no andebol em cadeira de rodas. “Gostava que tivéssemos casa cheia. Seria um fator motivacional muito importante, pois infelizmente estamos habituados a jogar com pouco público.”

Independentemente dos resultados, Augusto Pinto, presidente do Comité Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Federação Portuguesa de Basquetebol, dá garantias de desporto de alto nível, naquele que será o primeiro ponto alto da época.

“As equipas apuradas para esta fase final vão certamente proporcionar um excelente espetáculo. Sabemos que a Taça, pelas suas características específicas de disputa, traz por vezes algumas surpresas para a fase final. Não é o caso deste ano, pois as quatro equipas apuradas, APD Braga, APD Leiria, APD Sintra e BC Gaia, encontram-se no universo das sempre candidatas ao topo da competição. Prevemos jogos equilibrados e emotivos”, antecipou.

O dirigente lançou ainda o repto aos amantes de basquetebol e enalteceu as diligências das entidades locais para a organização da final four. “Aconselho vivamente a presença de todos, pois certamente vão assistir a excelentes partidas. Este ponto alto só é possível realizar com o apoio e envolvência do Município de Leiria e da Associação de Basquetebol de Leiria, claro contando também com envolvimento do clube APD Leiria.“

No que respeita ao histórico da competição, a APD Sintra é recordista, com 11 Taças de Portugal no currículo, seguida da APD Braga, que ergueu 7 vezes o troféu. A APD Leiria saiu vencedora em duas ocasiões, ao passo que o BC Gaia triunfou, pela primeira e única vez, na temporada transacta.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário