Clube alemão Fortuna Düsseldorf testa estratégia da União de Leiria para aumentar assistências

Muito se tem falado da estratégia da União de Leiria de abrir as bancadas, de forma gratuita, para todos os adeptos. O objetivo dos responsáveis é aproximar o clube e a cidade, de forma a que seja criado um sentimento de pertença e uma ligação inquebrável.

O presidente da SAD, Armando Marques, garantiu já que a iniciativa vai continuar na próxima temporada, nas competições profissionais. Pois muito bem, a ideia parece ter pernas para andar e também chegou à Alemanha.
Inspirado, ou não, no que se passa no Magalhães Pessoa, o clube de futebol alemão Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão, lançou uma nova campanha que espera aumentar o público em casa e “revolucionar” a maneira como o negócio do futebol funcionará no futuro: deixar todos os adeptos entrarem gratuitamente.

A iniciativa, chamada Fortuna for All, fará com que o clube, campeão em 1933, lentamente dispense as receitas de ingressos, começando com uma fase piloto de três partidas na próxima temporada e, eventualmente, expandindo o esquema para todos os 17 jogos em casa em 2023/24

Esta nova estratégia de ancorar o clube à cidade e aos cidadãos pretende compensar a perda de vendas de ingressos terá o custo coberto pelos patrocinadores.
“Abrimos o futebol para todos. Teremos entrada gratuita para os jogos da liga neste estádio”, disse Alexander Jobst, presidente executivo do clube onde jogou Michaël Kimmel, uma figura histórica da União de Leiria.

“Com a ajuda de empresas locais fortes, podemos fazer negócios no futebol de maneira diferente em Düsseldorf. Temos esperança, confiança e convicção de que outros se juntarão a nós. O futebol pertence acima de tudo aos adeptos, prosseguiu, em declarações à Reuters.

Tal como a União de Leiria, o Fortuna é um histórico do seu país. Tem duas Taças da Alemanha no currículo, mas jogou pela última vez no primeiro escalão em 2020.

A Merkur Spiel-Arena, estádio do Fortuna Düsseldorf, tem capacidade para 54.600 pessoas e vai receber jogos do Euro’2024. Regista uma média de 29.378 espetadores esta temporada, o que, comparando com Portugal, é um registo inferior apenas aos conseguido por Benfica e FC Porto. A cidade tem 620 mil habitantes.

“É um conceito único para o futebol e estou confiante de que levará o Fortuna adiante. Pode, até, desencadear uma potencial revolução no futebol”, disse o presidente da Câmara de Düsseldorf, Stephan Keller.

Foto: Fortuna Dusseldorf

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário