João Ferreira e Filipe Palmeiro foram hoje segundos classificado da categoria SSV na terceira etapa do Dakar. Quando o objetivo é ser consistente e recuperar o máximo de tempo para a frente da corrida, o piloto de Leiria e o navegador de Portalegre aproximaram-se hoje do líder, Gerard Farres, e prometem continuar a trabalhar rumo ao objetivo principal.
“No início da especial de hoje o terreno era muito perigoso, com muita pedra e, depois do que nos sucedeu na etapa inaugural, acabámos por ser demasiado cautelosos. Fizemos ainda assim um bom resultado na especial, diante uma
concorrência que, como tinha previsto, é muito sólida. Sabemos que o trabalho daqui para a frente é este: somar pequenas recuperações para tentarmos chegar ao nosso objetivo e é nisso que vamos estar empenhados ao longo dos próximos dias” afirmou o piloto da Can-Am Factory Racing que subiu ao 7.º lugar da classificação da categoria.
Já Ricardo Porém conseguiu a melhor prestação até ao momento neste que é o seu quinto Dakar. O piloto de Leiria, navegado pelo argentino Augusto Sanz, levou o MMP ao 9.º lugar na etapa e recuperou até à 14.ª posição da geral dos Challenger.
“Esta foi a mais bela especial até agora, rios secos, pedras, zonas de areia. Muito variada, longa, mas onde me senti confortável. Continuamos a apanhar alguns camiões que, mesmo depois de ultrapassados, acabam por nos apanhar nas neutralizações que temos de fazer. Hoje perdemos menos tempo, teremos uma melhor ordem de partida, e acredito que já podemos pensar numa etapa a lutar pelos objetivos a que nos propusemos para este Dakar”, explicou.
Na quarta especial do Dakar, os participantes partirão de Al Salamiya com destino a Al-Hofuf, percorrendo um total de 631 km, dos quais 299 km dedicados à especial cronometrada. A segunda metade da etapa maratona promete ser mais curta e rápida, conduzindo os concorrentes até Al-Hofuf, uma cidade grande repleta de palmeiras e situada no oásis de Al-Ahsa, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Embora o terreno seja mais veloz e fácil, a navegação pelo percurso apresenta desafios.