A inovadora, longa e temida etapa maratona de 48 horas do Dakar Rally foi concluída a preceito pelos pilotos de Leiria presentes na mais dura prova de todo-o-terreno do planeta.
João Ferreira, da Can-Am Factory Team, foi terceiro classificado entre os SSV e subiu ao quarto lugar da geral, a cerca de 22 minutos da liderança, agora assegurada pelo saudita Yasir Seidan. No final da primeira etapa, o piloto navegado por Filipe Palmeiro estava a uma hora da frente.
“Felizmente concluímos a etapa maratona 48 horas em problemas de maior, chegámos a trazer alguma vantagem, mas preferimos gerir o carro para chegar ao final sem problemas. Fizemos uma boa ação na geral, ascendemos na classificação e aproximámo-nos da liderança. Tudo pronto para fazermos um bom arranque de segunda semana, bem dentro da luta pela vitória que continua a ser o nosso principal objetivo”, afirmou.
Já Ricardo Porém, da MMP Competition, foi 11.º entre os Challenger e subiu ao top 10, ocupando a nona posição da categoria.
“As últimas 48 horas no maior deserto do mundo foram uma aventura desafiadora. Arranquei para esta sexta etapa muito maldisposto, o que tornou as primeiras horas da etapa extremamente difíceis. Ao chegarmos ao terceiro acampamento, e depois do descanso possível, as coisas melhoraram ligeiramente e terminámos sem problemas. Agora vamos descansar e preparar a segunda semana”, explicou o piloto navegado pelo argentino Augusto Sanz.
No sábado, o Dakar goza um dia de descanso. A corrida, que termina na próxima sexta-feira, é retomada domingo, com a sétima etapa, entre Riade e Al-Duwadimi.